segunda-feira, 31 de maio de 2010

Moby - Porcelain




Data de Nascimento: 11-09-1965
Local de Nascimento: Darien, Connecticut
Nome Verdadeiro: Richard Melville Hall
País de Origem: EUA

Richard Melville Hall, sobrinho trineto de Herman Melville, o autor de "Moby Dick", herdou o nome artístico da obra escrita do tio-trisavô, mas preferiu as criações musicais entre os mais radicais beats tecno e algumas incursões em ritmos do rock mais puro. Mas a mais importante movimentação da sua carreira terá mesmo sido o facto de ter conseguido levar os alternativos ritmos electrónicos até ao topo das tabelas de vendas, promovendo a causa da música de dança.
O interesse de Moby perante a música foi uma presença constante desde a sua infância, altura em que começou a aprender a tocar uma série de instrumentos, desde a guitarra aos teclados. A mudança para Nova Iorque foi como que inevitável, depois de uma tentativa falhada de continuar os estudos na Universidade.

A vida na grande cidade começou em discotecas onde actuou como DJ e, daí até à gravação dos primeiros singles para a editora Instinct, foi só uma questão de tempo. Contudo, o seu nome começou a ser conhecido no outro lado do Atlântico, quando remisturou o tema central da série "Twin Peaks". O single, intitulado "Go", alcançou o top 10 britânico em 1991. O sucesso conseguido permitiu a reinvenção de temas de nomes como Michael Jackson, Brian Eno, ou Pet Shop Boys. Dois anos depois, Moby fabrica novo fenómeno com o single "Thousand", que entrou para o Guinness Book of Records. A música foi considerada como a mais rápida do mundo, dados os seus mais de mil beats por minuto. Um ano antes, o primeiro longa duração, auto-intitulado "Moby", foi editado no catálogo da Instinct.

A capacidade criativa de Moby viu-se então repartida pelas duas editoras com quem assinou contrato, a Mute e a Elektra. O compromisso com a Mute gerou dois álbuns: o primeiro, "Ambient", constou de temas ainda não editados durante os primeiros anos da sua carreira; o segundo, "The Story So Far", foi uma compilação dos singles até então editados pela Instinct. O contrato com a Elektra trouxe, em primeiro lugar, o EP "Move" e, por fim, o triunfo nos Estados Unidos com o álbum "Everything Is Wrong".

A surpresa e o inesperado, que sempre pautaram a sua carreira, continuaram com o lançamento de "Animal Rights". Um disco de rock, pesado ainda por cima, que surpreendeu os fãs e a crítica. A recepção ao álbum acabou por não ser a melhor, o que decerto não importunou sobremaneira o músico norte-americano que pareceu continuar preocupado em construir sons a seu gosto. Ainda em 96, Moby adoptou o nome de Voodoo Child, para lançar o registo "The End Of Everything", de novo com formato tecno. A continuação no género da dança materializou-se no álbum " I Like To Score", lançado em 97. O longa duração constou essencialmente de temas reinventados por Moby, como "Go", mas também de alguns dos seus registos em bandas sonoras de filmes como "The Saint" ou "Scream".

Um ano antes do fim do milénio, Moby lançou aquilo que pode ser designado como a sua principal obra até à data, "Play". O disco chegou inclusive a valer-lhe duas nomeações para os Grammys e faixas como "Bodyrock", "Find My Baby", "Natural Blues" ou "Why Does My Heart Feel So Bad", tornaram-se hits um pouco por todo o planeta, e resultaram em mais de cinco milhões de cópias vendidas até à data. Depois de vários meses em digressão, Moby regressou a estúdio para gravar novo conjunto de originais, "18", que chegou às lojas em Maio de 2002. Três anos mais tarde, Moby regressou com "Hotel", um novo longa duração. Em 2008, o músico norte-americano editou o longa duração "Last Night" e, um ano depois, "Wait for Me".

domingo, 30 de maio de 2010

Ramones - Blitzkrieg Bop




Data de Formação:1974
Local de Nascimento:Nova Iorque
Data de Dissolução:1996
País de Origem:EUA

Os Ramones surgem na década de 70 como um dos embaixadores da emergente cena punk.
Oriundos de Nova Iorque,Joey Ramone (na bateria e voz), Johnny Ramone (guitarra), Dee Dee Ramone (guitarra) e ainda Tommy Ramone (como manager), revolucionaram a indústria musical com os seus riffs de guitarra simples mas poderosos, aliados a um apurado sentido melódico.
A banda forma-se em 1974 e começa a trilhar o circuito de pubs local, passando por salas hoje emblemáticas como a CBGB.

Dois anos depois, surge o álbum homónimo de estreia do grupo. O disco torna-se um autêntico manifesto do movimento punk, gerando clássicos como "Beat on the Brat" ou "Blitzkrieg Bop". Ao todo, 14 temas compõem um álbum com menos de 30 minutos, facto que exemplifica a energia das suas canções.

No mesmo ano, os Ramones viajam até ao Reino Unido, onde ajudam a impulsionar o emergente movimento punk, da mesma forma que já o tinham feito nos EUA.

Em 1977 a banda edita o seu segundo trabalho intitulado "Leave Home", um disco que segue as linhas orientadoras do primeiro álbum e que inclui êxitos como "Sheena Is a Punk Rocker".
Ao terceiro álbum dos Ramones, "Rocket to Russia", o som da banda começa a aligeirar um pouco com o disco a incluir a balada "Here Today, Gone Tomorrow", ou ainda "Rock Away Beach" um tema com influências da sonoridade pop da década de 60.

Nesta fase, Tommy deixa o grupo para se dedicar às tarefas de co-produção, sendo no entanto sua ainda a produção do disco seguinte dos Ramones.

Para o seu lugar entra Marc Bell, que passa a ser conhecido como Marky Ramone no seio do grupo.

Já com o novo membro, a banda grava "Road To Ruin", em 1978, o primeiro disco da banda com mais de 30 minutos e que inclui singles como "Don't Come Close" e "Needles and Pins".

A década de 70 acaba com uma participação da banda no filme "Rock n' roll Hight School" de Roger Corman.

Já na década de 80, o grupo começa a trabalhar com alguns produtores da área da pop, como Phil Spector, no disco "End of the School" ou ainda Graham Gouldman, em "Pleasant Dreams", ambos os trabalhos editados em 1981, mas sem grande sucesso comercial.

Após "Subterranean Jungle" de 1983, Marky Ramone deixa o grupo, sendo substituído por Richie Beau. O novo elemento grava quatro discos com a banda, antes do regresso de Marky que grava já o álbum "Brain Drain" de 1989.

Nesse ano, o tema "Pet Sematary" é incluído na banda-sonora do filme do mesmo nome de Stephen King, tornando-se um dos maiores sucessos da história dos Ramones.
Pouco depois, Dee Dee deixa o grupo enveredando inicialmente por uma carreira a solo, formando em seguida uma banda intitulada Chinese Dragons.

Com a saída do membro, assiste-se ao fim de uma era na carreira do grupo, uma vez que Dee Dee representava a faceta mais punk da banda. Para o seu lugar é então recrutado Christopher John Ward que adopta o nome de J.C. Ramone.

Em 1992, a banda regressa aos álbuns com "Mondo Bizarro", que se revela um fracasso comercial, o mesmo acontecendo com o seu álbum de versões, "Acid Eaters", de 1993.
Após "Adios Amigos" de 1995, a banda decide colocar um ponto final na sua carreira, celebrada com uma extensa digressão mundial.

Em pouco tempo, os três Ramones mais importantes desapareceram. A 15 de Abril de 2001 Joey Ramone morre, aos 49 anos, vítima de um cancro linfático. No dia 5 de Junho de 2002, Dee Dee sucumbe a uma overdose de heroína. A 15 de Setembro, Johnny falece, vítima de cancro da próstata.

sábado, 29 de maio de 2010

The Smashing Pumpkins - Zero




Local de Nascimento: Chicago
País de Origem: EUA

A história dos Smashing Pumpkins iniciou-se em Chicago, em 1988. James Iha foi o primeiro elemento a juntar-se a Billy Corgan, depois de se conhecerem numa loja de musica onde Corgan trabalhava. Os outros dois membros originais, D'Arcy e Jimmy Chamberlin, juntaram-se ao colectivo pouco tempo depois. A actividade da banda não podia ter tido um melhor começo, pois pouco tempo após o início das operações, tocaram num clube de Chicago a abrir um concerto dos Jane's Addiction.
O lançamento do single "I Am One", em 1990, foi a sua estreia. O ritmo de vendas surpreendeu os mais cépticos, e alguns meses depois o disco esgotou. "Tristessa", lançado no catálogo da editora Sub Pop, constituiu mais um marco importante no caminho dos Pumpkins. As grandes editoras procuraram então, e a qualquer custo, conseguir o exclusivo da edição da obra dos Smashing.
"Gish", o primeiro longa duração, contou com a produção de Butch Vig e cotou-se como um dos melhores álbuns na altura, ofuscado em termos de números devido à loucura do grunge, com o lançamento de discos como "Nevermind" dos Nirvana ou "Ten" dos Pearl Jam. A promoção do disco incluiu a participação em digressões de bandas como os Red Hot Chili Peppers ou os já citados Pearl Jam. O relacionamento entre os membros da banda sofreu então algumas convulsões, depois do fim da relação entre Iha e D'Arcy, para além dos constantes episódios menos felizes relacionados com drogas protagonizados por Chamberlin.
Billy Corgan, que passou então também por um período menos bom, trabalhou dedicadamente com vista à criação de mais um conjunto de originais. A participação na banda sonora do filme "Singles" foi outro momento preponderante na carreira da banda de Chicago. Por fim, "Siamese Dream", lançado em 1993, contou uma vez mais com a participação de Vig na produção e conseguiu desde logo um triunfo em grande escala. O disco entrou directamente para o décimo lugar do top americano e os singles "Cherub Rock", "Disarm" e "Today" passaram a ser verdadeiros hinos da banda. A formação entrou novamente em digressão, e no final de 1994, Corgan anunciou a pretensão de gravar o próximo disco com o formato de duplo álbum.
Um ano depois, os Smashing lançaram "Mellon Collie and The Infinite Sadness". A recepção ao disco não poderia ter sido mais entusiástica. O duplo álbum entrou de imediato para o primeiro lugar da tabela de venda americana e o sucesso superou o do seu antecessor com mais de quatro milhões de cópias vendidas, só nos Estados Unidos. Mas a senda de êxitos e triunfos da formação foi bruscamente interrompida com a morte por overdose do teclista Jonathan Melvoin, que na altura se encontrava com o baterista Chamberlin. A decisão de despedir Jimmy foi tomada unanimemente e, pouco depois, Matt Walker dos Filter passou a ser o baterista escolhido para a digressão que começou meses depois.
Passados três anos, os Pumpkins editaram por fim um novo conjunto de originais. "Adore" foi como que uma desilusão se comparado a discos anteriores. Antes, James Iha lançou um álbum a solo, intitulado "Let It Come Down", já depois de ter fundado a editora Scratchie Records juntamente com D'Arcy. Dois anos depois, os Smashing lançaram "Machina / The Machines of God", ao mesmo tempo que ocorreram novas mudanças na formação. D'Arcy abandona a banda, e acabou por ser substituída por Melissa Auf der Maur até então nas Hole, e Jimmy Chamberlin regressou. O lançamento do álbum aconteceu numa altura em que Billy Corgan anunciou que os Smashing acabariam após a digressão promocional de "Machina...". O conflito com a editora, a Virgin Records, levou até ao lançamento de um último registo, "Machina II / Friends And Enemies Of Modern Music" em formato vinil e em número restrito de vinte e cinco cópias, para depois ser distribuído livremente na internet através do site do clube de fãs da banda.
A promessa de Billy Corgan foi cumprida no final do ano 2000 quando os Smashing terminaram. O último concerto da banda, realizado no dia 2 de Dezembro, foi simbolicamente feito no Metro, um clube de Chicago onde a banda tocou, pela primeira vez, em 1988.
Uma espécie de álbum para mais tarde recordar foi editado em 2001. "Rotten Apples - Greatest Hits" reuniu os grandes êxitos da banda, e acrescentou ainda à colecção de muitos fãs um tema novo chamado "Untitled".
Em 2006, a banda anunciou o regresso, com dois dos fundadores: Billy Corgan e Jimmy Chamberlin. Três anos depois, o baterista afasta-se.
Nesse ano de 2009, a banda começa a lançar faseadamente e online cada tema dos 44 que vão compor "Teargarden by Kaleidyscope", uma futura caixa de 4 discos.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Beck - Sexx Laws



Os sons produzidos por Beck são o resultado de uma amálgama de estilos diferentes que vão do pop ao hip hop, passando pelo folk e pelo rock, sempre com muito improviso à mistura, e é isso que faz dos seus discos experiências únicas.
Beck nasceu em 1970 em Los Angeles, na California, filho de David Campbell, um músico de rua e de Bibbe Hansen que tinha sido criada no ambiente artístico dos anos 60 da Factory de Andy Warhol de Nova Iorque, o que a dotou de uma mente muito aberta - no princípio dos anos 80, a senhora ofereceu a sua casa à comunidade punk hard-core de L.A. No entanto, a música de Beck reflecte hoje mais influências do blues de Leadbelly e de Mississippi John Hurt do que do movimento punk.
Beck começou a tocar nas ruas de L.A., cidade que trocou por Nova Iorque, em 1989, onde actuou em discotecas anti-folk. Foi em sua casa que Beck começou a gravar maquetas, que chegaram às mãos de Tom Rothrock, o dono da Bongload Records, que acabou por apresentar o artista ao produtor Karl Stephenson. Não demorou muito até Beck ter começado a gravar em casa de Stephenson, e um dos seus primeiros temas teve por base apenas uma guitarra e uma improvisação estilo rap. Quando confrontado com a falta de palavras, Beck introduziu o refrão "I'm a loser baby, so why don't you kill me?", e assim surgiu a sua canção mais célebre. No entanto, só um ano depois, em 1993, o cantor assinou contrato com a Bongload Records, o que fez com que o single só então fosse editado. Com uma tiragem de cinco mil cópias, "Loser" tornou-se num êxito devido à rodagem intensa de que foi alvo nas rádios alternativas.
Rapidamente, Beck tornou-se num motivo de disputa entre editoras, mas acabou por se juntar à DGC Records, que lhe garantiu total liberdade artística. O álbum de estreia, "Mellow Gold", editado em 1994, foi alvo de críticas muito positivas e entrou para o top10 das tabelas americanas, conquistando o estatuto de disco de ouro.
Como o contrato de Beck com a nova editora previa que se o músico pretendesse editar discos que ambos conotassem de "não-comerciais", teria de o fazer pela mão de editoras independentes, os dois trabalhos que sucederam a "Mellow Gold", nomeadamente "Stereopathetics Soul Manure" e "One Foot in the Grave" foram editados, respectivamente, pela Flipside Records e pela K Records.
O segundo álbum gravado para a DGC, "Odelay", foi editado em 1996 e contou com a colaboração dos Dust Brothers nas gravações de onze dos seus treze temas. Mais uma vez, Beck recebeu críticas muito positivas, tendo sido considerado por muito críticos como "álbum do ano", e vencido o Grammy para "Best Alternative Music Performance". A edição de "Mutations" foi rodeada por uma série de imprevistos. Beck pretendia que o sucessor de "Odelay" fosse um disco independente, no entanto, a popularidade de que passou a gozar não o permitiu, e o cantor viu o seu contrato com a Longboad passar para as mãos da Geffen, que acabou por ser a responsável pelo lançamento do álbum, em 1998.
O ano seguinte, foi marcado pela edição de "Midnite Vultures", um disco que valeu a Beck a aclamação da crítica que o apelidou por várias vezes de "pequeno príncipe". Três anos depois o músico editou novo álbum de originais, initulado "Sea Change".
"Guero", álbum que contou com a colaboração de nomes com os Dust Brothers ou Jack White, dos White Stripes, chegou às lojas em 2005.
Nas obras subsequentes, "Information" (de 2006) e "Modern Guilt" (de 2008), Beck não prescinde do gozo do ritmo, mas adoptando um método mais ambientalista e cerebral.

domingo, 23 de maio de 2010

Chemical Brothers "Hey Boy, Hey Girl"



Frequentemente anunciados como fundadores do estilo big beat, os Chemical Brothers conseguiram transmudar a música de dança para além dos circuitos fechados dos clubes e das discotecas, ao mesmo tempo que chegaram mesmo a levar os seus temas aos lugares cimeiros das tabelas, competindo de igual para igual com os mais poderosos produtos do mainstream. Tom Rowlands e Ed Simons alcançaram ainda outro feito digno de ser recordado: a vitória comercial dos dois lados do Atlântico, algo peculiarmente raro quando feito exactamente na mesma altura e ainda para mais por uma dupla radicada num estúdio de gravação e não numa qualquer garagem. O duo iniciou as suas actividades como dupla de DJ's em 1991, no clube Naked Under Leather. Os meses que se seguiram mostraram que as escolhas sonoras dos Dust Brothers (a primeira designação escolhida por Rowlands e Simons) estavam a conquistar adeptos um pouco por todo o lado, o que trouxe o ímpeto necessário para a continuidade do projecto. Após a criação do tema "Song To The Siren", o êxito do duo ficou ainda mais consubstanciado, antes da partida necessária e em definitivo para Londres. E foi na capital inglesa que os dois acabaram por editar oficialmente o primeiro disco, o EP "14th Century Sky", através da Junior Boy's Records. A mudança de ares provou ser fundamental, dado que passados poucos meses, Rowlands e Simons eram já convidados para fazer o trabalho de remistura de bandas como os Primal Scream ou os Prodigy. Contudo, em 1995, os originais e americanos Dust Brothers, decidiram impedir a dupla britânica de continuar a utilizar a designação, o que levou à adopção da denominação Chemical Brothers. "Exit Planet Dust", o primeiro longa duração, apareceu no mercado ainda em 95, e conseguiu um êxito sem precedentes. O estatuto de estrelas dos Chemical na dance scene ficou assim, e cada vez mais, materializado. Noel Gallagher, o guitarrista dos Oasis, foi a primeira das estrelas que avançou para uma colaboração com a banda, no tema "Setting Sun". O single gravado com o guitarrista da banda de Manchester chegou mesmo ao primeiro lugar do top inglês. "Dig Your Own Hole", o segundo registo maior, editado em 1997 prolongou o sucesso dos Chemical nos tops, antes de "Surrender", o terceiro álbum fazer ainda mais estragos nas tabelas de vendas. "Come With Us", o quarto registo dos Brothers chegou às lojas em 2002. Três anos depois, a dupla lançou "Push the Button", um novo álbum, antecipado pelo single "Galvanize".

hey boy, hey girl...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Talking Heads - Psycho Killer



Um dos mais eclécticos agrupamentos da cena pop/rock, os Talking Heads marcaram o seu próprio espaço criativo através de arriscadas e arrojadas experimentações feitas em torno de diferentes sons modernos. O trio responsável pelas criações dos Heads - David Byrne, Chris Franz e Tina Weymouth - reuniu-se pela primeira vez na Escola de Design de Rhode Island, antes de decidir mudar-se para Nova Iorque, onde por fim se definiu como banda. A primeira aparição do trio americano em palco concretizou-se em 1975, na altura num concerto ao lado dos Ramones. A banda completou-se depois com a entrada de Jerry Harrison para as teclas em 1976, um ano antes da assinatura do primeiro contrato discográfico, com a editora Sire Records, e do lançamento do primeiro álbum, "Talking Heads'77". O registo conseguiu um êxito considerável e assegurou aos Heads a legitimidade necessária à continuação do trabalho feito até então. "More Songs About Buildings and Food", editado em 1978, contou pela primeira vez com o trabalho de produção de Brian Eno, e mostrou a banda de David Byrne noutros planos musicais, então em experimentações realizadas entre formas acústicas e inspirações electrónicas. A colaboração com Eno repetiu-se ainda nos dois álbuns seguintes, "Fear of Music" de 1979 e "Remain in Light", que chegou ao mercado em 1980. As criações da banda americana, na altura muito além dos ambientes pop/rock, conheceram então inflexões produzidas por influências que viajavam desde a música africana até a estilos como o funk. Foram depois necessários cerca de três anos até ao regresso aos discos, concretizado com "Speaking in Tongues", o longa duração de 1983. O lançamento do álbum antecedeu uma longa digressão, gravada no filme "Stop Making Sense" realizado por Jonathan Demme. "Little Creatures", editado em 1985, continuou com as explorações em campos da pop, um ano antes da chegada de "True Stories", um disco que registou os temas criados especialmente para o filme com o mesmo nome, que marcou a estreia de David Byrne como realizador. Em 1987 foi a vez de "Naked", o último álbum criado pelos Talking Heads com os seus elementos originais. O anúncio oficial do fim dos Heads surgiu somente quatro anos mais tarde, em 1991. Contudo, ainda nesse ano, Tina Weymouth, Jerry Harrison e Chris Franz decidiram reunir-se e gravar "No Talking, Just Head", utilizando a designação "The Heads". A reunião do quarteto original só voltou a repetir-se em 1999, quando da promoção do lançamento de uma edição especial do filme "Stop Making Sense".


Psycho Killer - Talking Heads

quinta-feira, 20 de maio de 2010

The Clash - London Calling



The Clash foi uma banda de punk inglesa, formada em 1976, como parte do movimento do punk rock britânico. Juntamente com o punk, eles tocavam reggae, ska, dub, funk, rap, dance e rockabilly. Durante a maioria da sua carreira, os The Clash eram: Joe Strummer (vocalista), Mick Jones (guitarrista), Paul Simonon (baixista) e Nicky "Topper" Headon (baterista). Headon deixou o grupo em 1982, e conflitos internos levaram à saída de Jones no ano seguinte. O grupo continuou com novos membros até 1986, quando acabam.
Eles foram um grande sucesso no Reino Unido desde o inicio da banda, com o lançamento do álbum de estreia, The Clash, em 1977. O terceiro álbum, London Calling, lançado no Reino Unido em Dezembro de 1979, trouxe popularidade nos Estados Unidos. Aclamado pela crítica, foi eleito o melhor álbum da década de 1980, pela revista Rolling Stone.
As letras idealistas e políticas dos The Clash, a sua experimentação musical e atitude rebelde, teve grande influência no rock, em particular no rock alternativo. Nesta altura referiam-se aos Clash como "a única banda que importa" (“The Only Band That Matters”), originalmente um slogan promocional feito pela sua editora, a CBS. Em Janeiro de 2003, a banda, incluindo o baterista original, Terry Chimes, entraram no Rock And Roll Hall Of Fame. Em 2004, The Clash fica no número 30 na lista dos 100 Greatest Artists of All Time (100 Maiores Artistas de Todos os Tempos) para a revista Rolling Stone.

Pixies - Where is my Mind




Pixies é uma banda rock alternativo norte-americana formada em Boston, Massachusetts em 1986. São constituídos por Black Francis (vocalista e guitarrista), Kim Deal (baixista e vocalista), Joey Santiago (guitarrista) e David Lovering (baterista). A banda acabou em 1993 por divergências internas mas voltou a juntar-se em 2004. Eles entram em hiato em 2007, com cada membro da banda de perseguir projectos próprios, apenas para se reunir em 2009, com o anúncio de uma nova tour no verão de 2009.

Embora bastante popular nas rádios alternativas nos Estados Unidos devido aos sons pesados dos singles "Monkey Gone to Heaven" e "Here Comes Your Man", eles nunca foram muito populares na América, encontrando o sucesso na Europa, especialmente no Reino Unido, onde conseguiram ter três singles no top 40 ("Velouria", "Planet of Sound" e "Debaser").

Em 1993, durante uma entrevista à BBC Radio 5, Black Francis anunciou que a banda tinha se separado - algo que ele não tinha dito a seus colegas. Após a entrevista, ele telefonou a Santiago, que por sua vez, mandou um fax a Deal e Lovering com a notícia na manhã seguinte. Após a separação, Black Francism agora chamado Frank Black, embarcou numa bem sucedida carreira solo, enquanto Deal reactivou as The Breeders. Em 2004, a banda reuniu-se para uma tour - documentado no filme loudQUIETloud - e lançou, "Bam Thwok", um novo single naquele verão. Em 2007, Black Francis declarou em uma entrevista que a reunião da banda tinha acabado. Em entrevistas depois, entretanto, disse também que ele poderia estar disposto a gravar outro álbum dos Pixies. No entanto, Francis voltou à sua carreira solo e Deal aos Breeders, tendo ambos lançados álbuns e feito tours em 2008. Lovering e Santiago, por sua vez, criaram a banda chamada Everybody.

Em 2009 actuaram no Isle of Wight Festival, apoiando a atracção principal, Neil Young.

terça-feira, 18 de maio de 2010

AIR - All I Need



AIR é um duo francês formado em 1995, constituído por Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel. AIR é um acrónimo para "Amour, Imagination, Rêve" que se traduz em Amor, Imaginação, Sonhos.

A música de AIR é muitas vezes referida como electro, tendo sido principalmente influenciada pelo electro dos anos 70, por artistas tais como, Jean Michel Jarre, Vangelis, e Francis Lai. Outras influências incluem: os pioneiros do rock psicadélico, Pink Floyd; Tangerine Dream, Jean-Jacques Perrey e Serge Gainsbourg.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ian Curtis (15 Julho 1956 – 18 Maio 1980)




Joy Division era uma banda de rock formada em 1976 em Salford, Greater Manchester, Inglaterra. Originalmente chamado de Warsaw, a banda era composta por Ian Curtis (vocalista), Bernard Sumner (guitarrista e teclista), Peter Hook (baixista e backing vocals) e Stephen Morris (baterista).
Joy Division rapidamente evoluiu a partir das suas influências do punk rock inicial, para desenvolver um som e estilo que foi pioneiro no movimento post-punk do final dos anos 70. De acordo com o crítico de música Jon Savage, a banda "não era punk, mas foi directamente inspirada pela sua energia.” "An Ideal for Leaving", seu primeiro EP, captou a atenção de Tony Wilson, figura conhecida da televisão. O álbum de estreia de Joy Division, "Unknown Pleasures", foi lançado em 1979 pela editora de Wilson, Factory Records, tendo sido aclamado pela crítica britânica. Apesar do sucesso crescente da banda, o vocalista Ian Curtis deparava-se com a luta contra a depressão e outros problemas pessoais, como o fim do seu casamento e o facto de lhe ter sido diagnosticado epilepsia. Curtis tinha cada vez mais dificuldade em dar concertos, tendo várias vezes convulsões durante os mesmos.
Na véspera da primeira tour americana da banda, Curtis, não conseguindo vencer a depressão, comete suicídio no dia 18 de Maio de 1980. Lançam postumamente ainda "Closer" em 1980 e o single "Love Will Tear Us Apart" torna-se a sua música de mais sucesso. Depois da morte de Curtis, os membros restantes formam os New Order, alcançando sucesso em termos de críticas e comercialmente.


domingo, 16 de maio de 2010

David Bowie - Ziggy Stardust




David Bowie é um músico, actor e produtor musical inglês. Activo no mundo da música há 5 décadas, frequentemente reinventa a sua música e imagem, Bowie é amplamente considerado como um inovador, especialmente pelo seu trabalho na década de 70. Ele tem sido citado como influência por muitos músicos e é conhecido pela sua voz singular e pela profundidade intelectual da sua obra.

Embora tendo lançado um álbum (David Bowie) e vários singles anteriores, David Bowie chamou a atenção do público no Outono de 1969, quando a música "Space Oddity" alcançou o top cinco britânico. Após um período de três anos de experimentação, ele ressurgiu em 1972, durante a era glam rock como o extravagante, andrógino alter-ego Ziggy Stardust, com o single "Starman" e o álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”.

Em 1975, Bowie conseguiu o seu primeiro grande sucesso na América com "Fame", escrito em parceria com John Lennon, e com o álbum “Young Americans”. O som constitui uma mudança radical no estilo que, inicialmente, afastou muitos dos seus devotos do Reino Unido. Em seguida, ele confundiu as expectativas, tanto da sua editora, como do público americano, gravando o álbum minimalista “Low” (1977), a primeira das três colaborações com Brian Eno nos próximos dois anos. Estes três álbuns ("Low", "Heroes" e "Lodger") deram original à chamada “Trilogia de Berlim”, sendo que todos os álbuns chegaram aos top cinco britânico, e sendo um sucesso na crítica.

Após um sucesso comercial irregular no final de 1970, Bowie lançou em 1980 o single “Ashes to Ashes” e o álbum “Scary Monsters (and Super Creeps)”, ambos números uns no Reino Unido. Em seguida teve o single “Under Pressure”, uma parceria entre Bowie e Queen. Mas o auge comercial surge em 1983 com o álbum “Let’s Dance”, que teve como singles "Let's" Dance, "China Girl" e "Modern Love”. Ao longo da década de 1990 e 2000, Bowie continuou a experimentar vários estilos musicais. O último álbum lançado foi “Reality” (2003), tendo levado à Reality Tour que decorreu entre 2003 e 2004.

Em 2002 a BBC lançou uma votação para saber quais seriam as personalidades inglesas mais importantes da sua história. A votação foi ganha por Winston Churchill, tendo David Bowie ficado na 29.ª posição, sendo o 3.º músico na lista, tendo ficado John Lennon (8.º) e Paul McCartney (19.º) à sua frente.

Ao longo da sua carreira já vendeu cerca de 136 milhões álbuns. Em 2004, a revista Rolling Stone considerou-o o 39.º na lista dos 100 Maiores Artistas de Rock de sempre, e o 23.º melhor cantor de todos os tempos.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

The Cure - Boys don't Cry




The Cure é uma banda de rock de Crawley, West Sussex (Inglaterra), formada em 1976. A banda sofreu várias mudanças de alinhamento, sendo que o líder, vocalista, guitarrista e principal letrista Robert Smith, foi sempre o único membro constante. O seu álbum de estreia foi Three Imaginary Boys (1979), que juntamente com vários singles iniciais, colocou a banda como parte do post-punk e New Wave, movimentos este que surgiram com a revolução punk rock no Reino Unido. Durante a década de 1980, a sua música cada vez mais negra e atormentada, ajudou a formar o género gothic rock.
Após o lançamento de Pornography em 1982, o futuro da banda era incerto e Smith fez questão de deixar para trás a reputação sombria que a banda tinha adquirido. Com o single "Let's Go to Bed", Smith começou a injectar uma sensibilidade pop na música da banda. A popularidade dos The Cure cresceu continuadamente ao longo da década, especialmente nos Estados Unidos, onde as músicas "Just Like Heaven", "Lovesong" e "Friday I'm in Love" entraram para o Billboard Hot 100. No início da década de 1990, The Cure eram uma das bandas de rock alternativo mais populares do mundo. Até 2004, calculava-se que a banda tinha vendido mais de 27 milhões de álbuns


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Radiohead - Street Spirit (Fade Out)




Radiohead é uma banda de rock alternativo de Abingdon, Oxfordshire (Inglaterra), formada em 1985, por Thom Yorke (vocalista), Jonny Greenwood (guitarrista), Ed O'Brien (guitarrista), Colin Greenwood (baixo e sintetizador) e Phil Selway (baterista).
Lançaram o seu primeiro single, "Creep", em 1992, não tendo grande êxito ao inicio, mas tornando-se um hit mundial com o lançamento do seu álbum de estreia, Pablo Honey em 1993. A popularidade da banda aumentou com o lançamento, em 1995, do seu segundo álbum, The Bends, sendo que em 1997 com o lançamento de OK Computer, atingiram a aclamação universal, sendo considerado este álbum como um marco dos anos 90.
Os álbuns Kid A (2000) e Amnesiac (2001) marcaram uma evolução no seu estilo musical, já que exploraram a música electrónica experimental, post-punk e jazz. Com Hail to the Thief (2003), dá-se uma mistura de guitarras distorcidas, música electrónica e letras marcadas pela temática da Guerra. Em 2007 lançaram sem editora o seu sétimo álbum In Rainbows, sendo considerado um dos melhores álbuns de Radiohead.


Radiohead-Street Spirit

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Beastie Boys - No Sleep Till Brooklyn




"Beastie Boys" são uma banda de hip hop de Nova York, formado por Michael “Mike D” Diamond, Adam “MCA” Yauch, Adam “Ad-Rock” Horovitz. O DJ oficial da banda é Michael “Mix Master Mike” Schwartz.
Eles começaram como um grupo de punk rock em 1979 mas desde que optaram pelo hip hop, e lançaram o seu primeiro álbum intitulado "Licensed to Ill" (1986), tiveram grande aclamação por parte da crítica internacional e foram um sucesso comercial. Eles são conhecidos pelo seu eclectismo, a atitude divertida e irreverente para entrevistas e entrevistadores, e referências culturais obscuras.
São uma das bandas de hip hop mais antigas ainda no activo e continuam a ser sucesso comercial e na crítica, mais de 20 anos depois do seu álbum de estreia. No dia 27 de Setembro de 2007 foram nomeados para o Rock and Roll Hall of Fame.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bat For Lashes - Whats a Girl To Do



Natasha Khan (nascida em 25 de outubro de 1979), também conhecida pelo seu nome artístico "Bat for Lashes" é uma música britânica.
Fur and Gold foi seu primeiro álbum, editado em 11 de setembro de 2006, e alcançou a posição n.º 48 em vendas no Reino Unido. Foi nomeado para o Mercury Prize em 2007 (vencedores os Klaxons), e no ano seguinte, também teve duas nomeações para os Brit Awards, para Melhor Artista Novo (vencedor Mika - por amor de Deus) e Melhor Intérprete Feminina (vencedora Kate Nash), levando a uma maior atenção por parte da imprensa.
O segundo álbum, Two Suns Khan, foi editado a 6 de abril de 2009, chegou a n.º 5 da tabela de vendas do Reino Unido e teve nomeações para o Mercury Prize 2009 (vencedora Speech Debelle), e para os Brit Award 2010 para Melhor Artista Feminino (vencedora Lily Allen).

domingo, 9 de maio de 2010

Florence + The Machine - Rabbit Heart (Raise it Up)





Florence Welsh e Florence and the Machine são praticamente a mesma coisa, a derivação nominativa é um mero detalhe artístico, com acréscimo de banda, sendo o resto da banda composta por Robert Ackroyd (guitarrista), Isabella Summers (teclas), Tom Monger (harpa) e Christopher Lloyd Hayden (bateria). Editaram em Maio de 2009, o álbum de estreia intitulado "Lungs", que gerou uma onda de interesse neste projecto.

A peculiaridade da sua música assenta na ideia musical de Adam & The Ants no feminino. Temos então percussões tribais adaptadas ao pop-rock inconformista, um revisionimo barroco e uma atitude punk que, quando encorpada por uma mulher como Florence Welch, soa sempre melhor e mais feroz.

As garras selvagens de Florence and the Machine dão para tudo e são até domesticáveis, sabendo respeitar muito bem o método arrumadinho da pop linear ao estilo de Adele. Cumprido o horário de formalidades de boa menina de colégio, Florence salta da janela e solta o diabrete que há em si, inspirando um corpo instrumental psychobilly à Cramps, que a cantora vocaliza com uma excentricidade vocal arty que homenageia a cada vez menos esquecida Kate Bush.

Noutros becos que se desvendam para o tesouro de Florence, encontramos a musa folk com uma alma do tamanho de uma Karen Dalton ou de uma Shannon Wright, mas descobrimos igualmente um monstro soul que só não formaliza candidatura a nova Amy Winehouse porque a riqueza da personalidade desta nova intérprete não o permite.

Está aqui uma Mulher-Maravilha, com dons sobre-humanos de fada que fazem lembrar Björk e que potenciam voos mais altos que os conseguidos por Bat for Lashes.


sábado, 8 de maio de 2010

Depeche Mode - Wrong


Os Depeche Mode foram das primeiras bandas pop do Reino Unido, na vaga de 80, a desenvolver uma identidade musical totalmente baseada na utilização de sintetizadores. Apostaram, primeiro, num som muito próximo da música de dança, evoluindo posteriormente para sonoridades mais alternativas.
A banda era inicialmente formada por Vince Clarke, Andrew Fletcher, Martin Gore e David Gahan. Em 1981 Vince Clarke sai e forma os Yazoo. É substituido por Alan Wilder, mas sai em 1995, dando total atenção ao seu projecto Recoil.


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Interpol - Untitled




Interpol é uma banda de rock alternativo formada em Nova Iorque em 1998, por Greg Drudy na bateria, Daniel Kessler na guitarra, Paul Banks na voz e guitarra, e Carlos D. Dengler no baixo. Entre 98 e 2000, os quatro criaram uma sonoridade única. Em 2000, Greg Drudy abandona a banda. Mas logo surgiu a oportunidade de Samuel Fogarino pertencer à banda. Com a entrada de Sam, os Interpol voltaram aos concertos. De 2000 a 2001 abriram para bandas como ...And You Will Know Us By The Trail of Dead, Arab Strap, e The Delgados.


quarta-feira, 5 de maio de 2010

The Rolling Stones - Paint it Black




The Rolling Stones are an English rock band, formed in 1962 in London when guitarist and harmonica player Brian Jones and pianist Ian Stewart joined vocalist Mick Jagger and guitarist Keith Richards. Bassist Bill Wyman and drummer Charlie Watts completed the early lineup. Their first manager Andrew Loog Oldham declared Stewart to be "ugly" and had him removed from the official lineup in 1963 as Stewart continued as the band's road manager and occasional keyboardist until his death in 1985. After signing to Decca Records in 1963, the band changed their name from "The Rollin' Stones" to "The Rolling Stones". Band members and others often refer to the band as "The Stones".



Paint It Black- Rolling Stones

terça-feira, 4 de maio de 2010

The Beatles - Twist and Shout




The Beatles were an English rock band, formed in Liverpool in 1960 and one of the most commercially successful and critically acclaimed acts in the history of popular music. From 1962 the group consisted of John Lennon (rhythm guitar, vocals), Paul McCartney (bass guitar, vocals), George Harrison (lead guitar, vocals) and Ringo Starr (drums, vocals). Rooted in skiffle and 1950s rock and roll, the group later worked in many genres ranging from folk rock to psychedelic pop, often incorporating classical and other elements in innovative ways. The nature of their enormous popularity, which first emerged as the "Beatlemania" fad, transformed as their songwriting grew in sophistication. The group came to be perceived as the embodiment of progressive ideals, seeing their influence extend into the social and cultural revolutions of the 1960s.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

The xx - VCR




The xx are a three-piece band from Wandsworth, south west London, England, formed in 2005. The four original band members met at Elliott School, notable for alumni including Hot Chip, Burial and Four Tet. The band members are Romy Madley Croft (vocals, lead guitar), Oliver Sim (vocals, bass guitar), and Jamie Smith (beats, MPC sampler). The xx was originally a four-piece band, but keyboardist Baria Qureshi left the group in late 2009 because of the pressures of an intensive touring schedule.

domingo, 2 de maio de 2010

dEUS - Roses


dEUS is a rock band based in Antwerp, Belgium, whose only continuous members up to the present day are Tom Barman (vocals, guitars) and Klaas Janszoons (keyboards, violin). The rest of the band's line-up currently consists of drummer Stéphane Misseghers, bassist Alan Gevaert and guitarist/backing vocalist Mauro Pawlowski. dEUS is often considered one of Belgium's most influential and successful rock bands.


sábado, 1 de maio de 2010

Sigur Rós - Gobbledigook





Sigur Rós is an Icelandic post-rock band with melodic, classical, and minimalist elements. The band is known for its ethereal sound and lead singer Jónsi Birgisson's falsetto voice. In January 2010, the band announced that they will be on hiatus until further notice in order to pursue solo careers and to spend time with their families.