quarta-feira, 14 de julho de 2010

Foo Fighters - Everlong




Enquanto Nirvana foi claramente uma das bandas de rock mais importantes de sempre, a sua carreira não é um prólogo à carreira dos Foo Fighters. É verdade, quando os Foo Fighters se estrearam, todos os conheciam como "essa banda com o ex baterista dos Nirvana". Mas Nirvana foi apenas uma paragem, é claro uma muito importante no rumo de Dave Grohl na proeminência da criação de música e do estrelato.
Antes da morte de Cobain em 1994, Grohl já tinha escrito as suas próprias canções e gravado em cassetes de apresentação. Uma pequena discográfica lançou um álbum dessas canções, Pocketwatch, sob o nome de Late antes da explosão do álbum Nevermind dos Nirvana. Quando a carreira dos Nirvana chegou a um fim inesperado, Grohl ficou com o seu material por algum tempo antes de fazer circular a sua cassete de demonstração. Assim que o fez, a reacção do público e da indústria musical foi instantânea. Grandes discográficas começaram a telefonar e Grohl assinou pela Capitol, pela mão nesse momento de Gary Gershen, antigo responsável dos Nirvana. Mas não assinou um simples contrato discográfico, formou a sua própria discográfica, Roswell. O nome Foo Fighters era um nome caseiro que os pilotos usavam para identificar objectos voadores não identificados sob a Alemanha. E Roswell, Novo México é claro a base de todos os presumíveis segredos sobre extraterrestres dos Estados Unidos.
Grohl gravou o seu primeiro álbum dos Foo Fighters a solo, com apenas uma parte da guitarra de Greg Dulli dos Afghan Whigs em X-Static. Mas Grohl queria pertencer novamente a uma banda e quando o álbum foi lançado em 1995, já tinha recrutado três novos membros dos Foo Fighters: o baixista Nate Mendel, o baterista William Goldsmith, ambos ex Sunny Day Real Estate, e o guitarrista Pat Smear, ex Germs.
Como os Nirvana, os Foo usaram o pop e o punk, guitarras de volume alto e melodias lindas mas Grohl tratava de traçar o seu próprio caminho. O álbum, simplesmente chamado Foo Fighters e lançado sem muita promoção, foi um estrondo. A exuberante This Is A Call, parecido com as harmonias dos Beach Boys, fez sucesso na rádio baseado pura e exclusivamente no seu som, pois a banda não fez entrevistas para a sua promoção e não fez nenhum vídeo para a MTV. Os fãs e críticos elogiaram a atitude anti-estrela. A revista CMJ disse que Foo Fighters era "talvez o melhor álbum de rock do ano".
Os Foo Fighters foram rapidamente catalogados como uma banda autêntica, e não apenas um projecto a solo de Grohl. Big Me ganhou o prémio do melhor vídeo do ano na MTV com a sua troça aos famosos anúncios de Mentos. Quando os Foo Fighters começaram a gravar o seu segundo álbum, The Colour and the Shape, era nesse momento uma unidade coesiva. Este esforço era um tipo de álbum conceito, descrevendo a cronologia desde o seu princípio ao fim. Não era uma coincidência, Grohl estava a passar pela ruptura do seu casamento com a fotógrafa Jennifer Youngblood.
Durante a gravação, o baterista Goldsmith e o extravagante Smear deixam a banda, sendo substituídos por Taylor Hawkins e Frank Stahl, respectivamente.
Infelizmente, a participação de Stahl também foi de curta duração. Partiu em meados de 1999, um pouco antes da edição do seu terceiro álbum, There`s Nothing Left to Lose.
Após realizar audições para substituir Stahl, Grohl e companhia finalmente escolheram o ex membro de No Use for a Name, Chris Shiflett.
Com três álbuns concluídos, os Foo Fighters ultrapassaram a história. Estabeleceram uma identidade desligada de Seattle ou da geração grunge e Grohl agora é considerado como um talentoso cantor/autor. Grohl passou por muita loucura quando os Nirvana foram proclamados como representantes oficiais da geração. Com os Foo Fighters não se trata de representar a angústia de alguém. Apenas se representa a si mesmo.
Foi no final de 2001 que a banda iniciou as gravações do quarto álbum. One by One foi lançado em Outubro de 2002.
Desde sempre a banda evitou posicionar-se politicamente. Apesar disso, em 2004, ao saber que a campanha presidencial de George W. Bush, sem a permissão da banda, estava a usar a canção "Times Like These", Grohl decidiu apoiar publicamente a campanha de John Kerry.
A 14 de Junho de 2005, foi lançado o álbum duplo de estúdio In Your Honor. Grohl citou que o álbum duplo (um com faixas eléctricas e outro acústicas) era uma comemoração do décimo aniversário da banda. Durante a promoção do álbum, Dave Grohl, fascinado por OVNIs, teve a oportunidade de apresentar-se no Roswell International Air Center in Roswell, Novo México. O local foi supostamente palco da queda de uma aeronave alienígena em 1947.
A banda decidiu organizar pequenas digressões acústicas em 2006, incluindo o ex-guitarrista Pat Smear, Petra Haden no violino e Rami Jaffee dos The Wallflowers no piano e teclado. Em Novembro a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, Skin and Bones, com quinze faixas de seleccionadas em três concertos em Los Angeles.
A 25 de Setembro de 2007, a banda lançou o seu mais recente álbum, Echoes, Silence, Patience and Grace, o álbum é lançado pela RCA Records.


Sem comentários: