segunda-feira, 19 de julho de 2010

Yeah Yeah Yeahs - Maps




Karen conheceu Brian numa conceituada escola de música no Ohio. Mais tarde mudou-se para Nova Iorque e conheceu Nick, com quem cria uma instantânea cumplicidade que espelham num duo acústico ao qual chamam Unitard. A vontade de cair em tons eléctricos é mais forte e os dois acabam por recrutar um baterista que acaba por deixar o projecto pouco tempo depois. É tempo de Karen chamar Brian para tocar bateria e os três fazerem uma banda com pretensões punk, mas que acaba a soar a Strokes e White Stripes. E assim, como tantos outros grupos, começaram a criar originais juntos Karen O, Nick Zinner e Brian Chase, os Yeah Yeah Yeahs.
Em 2001, o trio lançou o EP de estreia homónimo, numa edição de autor com o carimbo da sua própria editora, a Shifty. Não tardam a chamar a atenção na 'festa indie' do South By Southwest, seguindo-se digressões nos EUA com os Girls Against Boys e na Europa com os Jon Spencer Blues Explosion.
A primeira edição de facto chega em 2003 e chama-se "Fever to Tell". Singles como 'Maps' e 'Y Control', cujo vídeo é realizado por Spike Jonze ("Being John Malkovich"), levam o trio além-fronteiras, sobretudo num início de século marcado pelo reassumir do protagonismo das guitarras à semelhança do cru e velho rock n' roll. O álbum vende mais de 750 mil cópias e antecede a edição do primeiro DVD da banda , "Tell me What Rockers to Swallow", lançado em 2004.
É preciso esperar mais dois anos para o trio mostrar novo material. "Show Your Bones" é lançado em Março de 2006. Apresentado por novos sucessos radiofónicos como 'Gold Lion', "Show Your Bones" é o disco que consolida de vez os Yeah Yeah Yeahs no grupo da frente do rock alternativo norte-americano, reconhecimento que se deve em parte à exuberante presença ao vivo do trio, com claro destaque para a verdadeira frontwoman Karen O, uma das novas embaixadoras do lado mais glamoroso do rock moderno.
Em 2007, o trio lança o segundo EP da sua carreira, "Is Is", edição que antecede um tempo de pousio do grupo para se dedicarem a outros projectos. Karen O participa na banda sonora de "I'm Not There" e dá voz às composições de Carter Burwell para a antecipadíssima nova 'loucura' de Spike Jonze no cinema, "Where the Wild Things Are". Zinner colabora em edições de artistas como TV on The Radio, Ronnie Spector, Scarlett Johansson e faz uma digressão como membro dos Bright Eyes, sem esquecer a 'mãozinha' que dá, junto a Karen O, ao jovem casal de irmãos que compõe os Tiny Masters of Today, no álbum "Bang Bang Boom Cake", registo editado quando ambos os Tiny Masters of Today tinham menos de 16 anos.
Com tantos projectos paralelos fica difícil perceber como é que o trio arranja tempo para se dedicar aos Yeah Yeah Yeahs, mas a verdade é que no final de 2008, é anunciada a edição de um novo registo «com uma sonoridade algo diferente dos anteriores discos». "It's Blitz", o terceiro LP da banda, é editado em Março de 2009, trazendo como protagonistas os sintetizadores, em vez das tradicionais guitarras.


Sem comentários: