sábado, 31 de julho de 2010

The Killers - Jenny Was a Friend of Mine



Das bandas que surgiram no início do novo milénio, dentro do cenário do indie rock com referências da música pós-punk/new wave dos anos 80, os Killers foram umas das mais bem sucedidas.
"Hot Fuss", o álbum de estreia editado em 2004, foi a primeira amostra do sucesso que o grupo, formado por Brandon Flowers (vocais e sintetizador), Dave Keuning (guitarra), Ronnie Vannucci (bateria) e Mark Stoermer (baixo), conheceria. Para isso muito haviam contribuído singles como o mega-êxito 'Somebody Told Me', 'Smile Like You Mean It' ou 'Mr Brightside'- a primeira canção composta por Brandon Flowers e Dave Keuning, nos primórdios da formação da banda, e a única que é tocada em todos os alinhamentos dos concertos dos Killers.
O primeiro disco da banda alcançaria os top ten das principais tabelas de vendas de álbuns e singles do mundo, ultrapassando as cinco milhões de cópias vendidas e conquistando cinco nomeações para os Grammys.
Mas segundo álbum não tardaria a aparecer e os Killers haviam transformado parte das instalações recém-construídas de um hotel-casino em Las Vegas para aí estabelecerem o seu próprio estúdio, trabalhando com os produtores Flood e Alan Moulder ( que já tinham colaborado com nomes como os U2 e Smashing Pumpkins). Se na sonoridade o primeiro single do segundo registo, 'When You Were Young', continuava a seguir de perto as fórmulas anteriores de sucesso, o imaginário recuperado em "Sam's Town" (2006) mostrar-se-ia bem contrastante face ao brilho e glamour associados a "Hot Fuss". Os valores tradicionais americanos e um rock inspirado em Bruce Springsteen seriam referências apresentadas pela banda no seu segundo longa-duração. Apesar da boa aceitação do single de avanço ao álbum este não teria um destino correspondente, ficando bastante abaixo do sucesso, quer comercial quer junto da crítica, alcançado pelo seu antecessor.
No ano seguinte ao lançamento de "Sam's Town" e antes da edição do terceiro disco os Killers lançariam ainda uma colectânea de lados-b, raridades e remisturas, intitulada "Sawdust". O regresso aos originais chegaria um ano depois, em 2008, com uma nova inspiração colhida em nomes como os New Order. "Day & Age" seria o título escolhido para um disco apresentado pelo bem sucedido 'Human', primeiro single do registo.
Seria o terceiro álbum a trazer os Killers pela primeira vez a Portugal, com um concerto marcado para a edição de 2009 do Super Bock Super Rock, a 18 de Julho, no Estádio do Restelo.

Sem comentários: