sábado, 31 de julho de 2010

The Killers - Jenny Was a Friend of Mine



Das bandas que surgiram no início do novo milénio, dentro do cenário do indie rock com referências da música pós-punk/new wave dos anos 80, os Killers foram umas das mais bem sucedidas.
"Hot Fuss", o álbum de estreia editado em 2004, foi a primeira amostra do sucesso que o grupo, formado por Brandon Flowers (vocais e sintetizador), Dave Keuning (guitarra), Ronnie Vannucci (bateria) e Mark Stoermer (baixo), conheceria. Para isso muito haviam contribuído singles como o mega-êxito 'Somebody Told Me', 'Smile Like You Mean It' ou 'Mr Brightside'- a primeira canção composta por Brandon Flowers e Dave Keuning, nos primórdios da formação da banda, e a única que é tocada em todos os alinhamentos dos concertos dos Killers.
O primeiro disco da banda alcançaria os top ten das principais tabelas de vendas de álbuns e singles do mundo, ultrapassando as cinco milhões de cópias vendidas e conquistando cinco nomeações para os Grammys.
Mas segundo álbum não tardaria a aparecer e os Killers haviam transformado parte das instalações recém-construídas de um hotel-casino em Las Vegas para aí estabelecerem o seu próprio estúdio, trabalhando com os produtores Flood e Alan Moulder ( que já tinham colaborado com nomes como os U2 e Smashing Pumpkins). Se na sonoridade o primeiro single do segundo registo, 'When You Were Young', continuava a seguir de perto as fórmulas anteriores de sucesso, o imaginário recuperado em "Sam's Town" (2006) mostrar-se-ia bem contrastante face ao brilho e glamour associados a "Hot Fuss". Os valores tradicionais americanos e um rock inspirado em Bruce Springsteen seriam referências apresentadas pela banda no seu segundo longa-duração. Apesar da boa aceitação do single de avanço ao álbum este não teria um destino correspondente, ficando bastante abaixo do sucesso, quer comercial quer junto da crítica, alcançado pelo seu antecessor.
No ano seguinte ao lançamento de "Sam's Town" e antes da edição do terceiro disco os Killers lançariam ainda uma colectânea de lados-b, raridades e remisturas, intitulada "Sawdust". O regresso aos originais chegaria um ano depois, em 2008, com uma nova inspiração colhida em nomes como os New Order. "Day & Age" seria o título escolhido para um disco apresentado pelo bem sucedido 'Human', primeiro single do registo.
Seria o terceiro álbum a trazer os Killers pela primeira vez a Portugal, com um concerto marcado para a edição de 2009 do Super Bock Super Rock, a 18 de Julho, no Estádio do Restelo.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Garbage - #1 Crush



O projecto começou por ser feito quase em laboratório por três experientes produtores de rock e acabou por gerar uma das maiores bandas da pop actual. Butch Vig, Steve Marker, Duke Erikson e Shirley Manson formam os Garbage.
O primeiro longa duração vendeu mais de 4 milhões de cópias até ao momento, e isso diz bem do alcance do seu sucesso. "Garbage", de 1995, originou singles como "Stupid Girl" e "Only Happens When It Rains", sucessos estrondosos de vendas e que em muito contribuíram para a fama da banda.
O primeiro disco, com tons de pop e sons que reflectem uma engenharia de produção considerável, trouxe rapidamente a fama a esta banda de estúdio. A participação na banda sonora do filme "Romeu e Julieta" com o tema "#1 Crush", ofereceu nova dose de sucesso, principalmente nos Estados Unidos. Durante o ano de 96, os Garbage estiveram em digressão mundial em promoção do disco, fazendo em algumas ocasiões, a primeira parte de concertos dos Smashing Pumpkins.
Os trabalhos para a edição do segundo álbum, "Version 2.0" começaram no início de 1997, mas o disco só viu a luz do dia em Maio de 1998. O perfeccionismo dos três produtores adiou sucessivamente a sua saída, levando Shirley Manson ao ponto de dizer que abandonava as gravações a meio de Dezembro, quase um ano após o seu início. Mais tarde,Butch Vig referiria que tinham ficado a gravar durante muito mais tempo, não fosse a atitude tomada por Manson.
A banda entrou novamente no estúdio, em 1999, para a gravação de um terceiro conjunto de originais. No site oficial da banda, www.garbage.com, Shirley Manson foi escrevendo, numa base regular, um diário onde dava conta do evoluir das gravações. O disco intitulou-se "Beautiful Garbage", e foi um dos discos marcantes do último trimestre de 2001.
Quatro anos depois, os Garbage regressaram com "Bleed Like Me", um álbum que marcou o regresso da banda aos terrenos rock, pondo de parte as opções electrónicas sempre presentes desde o disco de estreia. O álbum entrou directamente para o top-ten norte-americano e apresentou como primeiro single "Why Do You Love Me?"


segunda-feira, 26 de julho de 2010

Foals - Olympic Airways



Os Foals foram formados em Oxford, na Inglaterra, por Yannis Philippakis (guitarrista) e Jack Bevan (baterista), amigos de longa data, juntamente com Andrew Mears (vocalista), Jimmy Smith (guitarrista), e Walter Gervers (baixista), depois da ex-banda de Philippakis e Bevan, os The Edmund Fitzgerald, ter terminado. Após o lançamento do single "Try This On Your Piano" em 2006, Mears abandona a banda, a fim de concentrar-se unicamente na sua outra banda, Youthmovies (ex Youthmovie Soundtrack Strategies), e Philippakis torna-se vocalista/guitarrista da banda. Edwin Congreave entretanto entra na banda como teclista. Assinam depois contracto com a editora Transgression Records, que lançam os singles Hummer e Mathletics em 2007. Foals começam a ser muito falados no Reino, e em Junho de 2007 eles foram para Nova Iorque para gravar o seu primeiro álbum, sob a orientação do produtor e guitarrista de TV on the Radio, Dave Sitek. As sessões correram bem, mas os membros da banda acabaram por não gostar do resultado final, optando por uma remix por si próprios, e assim Antidotes sai em Março de 2008, que não incluiu nem Hummer nem Mathletics, tendo a Sub Pop lança o álbum nos Estados Unidos, pondo essas duas músicas como bónus. Dois anos depois, a banda lança o seu segundo álbum, Total Life Forever, lançado pela Transgressive Records.

domingo, 25 de julho de 2010

HEALTH - Die Slow



HEALTH é uma banda de rock alternativo dos Estados Unidos, formada em Los Angeles em 2006. Ela possui um estilo que mistura rock alternativo, noise rock, avant-garde, pós-punk e entre outros. A banda é constituída por Jake Duzsik (vocalista e guitarrista), John Famiglietti (baixista, vocalista, baterista), Benjamin Jared Miller (baterista), e Jupiter Keyes (guitarrista).

quinta-feira, 22 de julho de 2010

The Temper Trap - Sweet Disposition



The Temper Trap é uma banda de rock australiana formada em 2005, conhecida pelo seu som atmosférico, criado pelos ritmos pulsantes das guitarras. É constituída por Dougy Mandagi (vocalista e guitarrista), Jonathon Aherne (baixista), Lorenzo Sillitto (guitarrista) e Toby Dundas (baterista).
A primeira vez que banda atraiu a atenção da indústria fonográfica mundial foi depois de tocar para multidões no Musexpo em Londres em 2008, e no South by Southwest em 2009. A BBC colocou Temper Trap no top 15 de 2009.
O álbum estreia, Conditions, foi lançado na Austrália a 19 de Junho de 2009, e no Reino Unido a 10 de Agosto, tendo estreado em 9.º no top australiano. O álbum além de ter sido um sucesso comercial, obteve críticas muito favoráveis. Segundo Mandagi, as influências deste álbum foram Radiohead, Prince, U2 e Massive Attack.
Algumas canções de Temper Trap apareceram em vários filmes e séries, tendo a música Sweet Disposition aparecido no trailer de (500) Days of Summer, e na sua banda sonora.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

The Raconteurs - Steady As She Goes



The Raconteurs é uma banda de rock norte-americana formada em Detroit, Michigan, com quatro membros conhecidos por outros projectos musicais: Jack White (dos White Stripes e The Dead Weather), Brendan Benson (solo), Jack Lawrence (dos The Greenhornes, Blanche e The Dead Weather) e Patrick Keeler (também dos The Greenhornes).
Segundo o site oficial da banda, tudo começou num sótão, num verão quente, quando Jack White e Brendan Benson se reuniram e escreveram uma canção que realmente os inspirou. Esta canção foi Steady, As She Goes, que leva à criação da banda com a adição de Lawrence e Keeler. A banda junta-se em Detroit em 2005 e grava durante esse ano, sempre que o tempo o permite.
O álbum estreia dos Raconteurs, Broken Boy Soldiers, foi gravado no estúdio de Brendan Benson em Detroit. O primeiro single foi Steady, As She Goes / Store Bought Bones e foi lançado vinil na Europa a 30 de Janeiro de 2006, e na América do Norte em 7 de Março. A versão em CD de Steady, As She Goes foi lançada em 24 de abril de 2006, com o lado-B Bane Rendition. Broken Boy Soldiers foi lançado no Reino Unido a 15 de Maio de 2006, e os Estados Unidos da América a 16 de Maio, tento se estreado nas tabelas no n.º 2 e n.º 7, respectivamente
Em Dezembro de 2006, o álbum de estreia da banda, Broken Boy Soldiers, recebeu o título de Álbum do Ano pela revista britânica Mojo, e em 2007 os The Raconteurs recebem duas nomeações para os Grammys. O seu álbum foi nomeado para «Melhor Álbum de Rock», e foram também nomeados na categoria de «Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocalista» por Steady, As She Goes.
Lançam o seu segundo álbum, Consolers of the Lonely em 25 de Março de 2008, sendo Salute Your Solution o primeiro single. Depois fazem uma tour de apresentação por vários festivais americanos e europeus, tendo também feito uma tour americana.

terça-feira, 20 de julho de 2010

The Dead Weather - Hang You From the Heavens




Não satisfeito em ter os White Stripes, os The Raconteurs, e ter feito um dueto com Alicia Keys, Jack White criou mais uma banda, The Dead Weather, desta feita com Alison Mosshart, dos The Kills.
Na banda está também Jack Lawrence, da outra banda de White, The Raconteurs, e Dean Fertita, dos Queen Of The Stone Age.
Nesta banda White é o baterista, sendo Mosshart a vocalista, Lawrence o baixista, e Fertita guitarrista.
Os The Dead Weather tocaram pela primeira vez ao vivo nos escritórios da editora de White, a Third Man Records, em Nashville, perante uma audiência de 150 pessoas.
Em Julho 2009 é lançado o álbum de estreia, «Horehound». O disco foi produzido por White e o single de lançamento será «Hang You From The Heavens».
Em Maio de 2010 sai o segundo álbum, intitulado «Sea of Cowards», sendo o seu primeiro single «Die by the Drop».

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Yeah Yeah Yeahs - Maps




Karen conheceu Brian numa conceituada escola de música no Ohio. Mais tarde mudou-se para Nova Iorque e conheceu Nick, com quem cria uma instantânea cumplicidade que espelham num duo acústico ao qual chamam Unitard. A vontade de cair em tons eléctricos é mais forte e os dois acabam por recrutar um baterista que acaba por deixar o projecto pouco tempo depois. É tempo de Karen chamar Brian para tocar bateria e os três fazerem uma banda com pretensões punk, mas que acaba a soar a Strokes e White Stripes. E assim, como tantos outros grupos, começaram a criar originais juntos Karen O, Nick Zinner e Brian Chase, os Yeah Yeah Yeahs.
Em 2001, o trio lançou o EP de estreia homónimo, numa edição de autor com o carimbo da sua própria editora, a Shifty. Não tardam a chamar a atenção na 'festa indie' do South By Southwest, seguindo-se digressões nos EUA com os Girls Against Boys e na Europa com os Jon Spencer Blues Explosion.
A primeira edição de facto chega em 2003 e chama-se "Fever to Tell". Singles como 'Maps' e 'Y Control', cujo vídeo é realizado por Spike Jonze ("Being John Malkovich"), levam o trio além-fronteiras, sobretudo num início de século marcado pelo reassumir do protagonismo das guitarras à semelhança do cru e velho rock n' roll. O álbum vende mais de 750 mil cópias e antecede a edição do primeiro DVD da banda , "Tell me What Rockers to Swallow", lançado em 2004.
É preciso esperar mais dois anos para o trio mostrar novo material. "Show Your Bones" é lançado em Março de 2006. Apresentado por novos sucessos radiofónicos como 'Gold Lion', "Show Your Bones" é o disco que consolida de vez os Yeah Yeah Yeahs no grupo da frente do rock alternativo norte-americano, reconhecimento que se deve em parte à exuberante presença ao vivo do trio, com claro destaque para a verdadeira frontwoman Karen O, uma das novas embaixadoras do lado mais glamoroso do rock moderno.
Em 2007, o trio lança o segundo EP da sua carreira, "Is Is", edição que antecede um tempo de pousio do grupo para se dedicarem a outros projectos. Karen O participa na banda sonora de "I'm Not There" e dá voz às composições de Carter Burwell para a antecipadíssima nova 'loucura' de Spike Jonze no cinema, "Where the Wild Things Are". Zinner colabora em edições de artistas como TV on The Radio, Ronnie Spector, Scarlett Johansson e faz uma digressão como membro dos Bright Eyes, sem esquecer a 'mãozinha' que dá, junto a Karen O, ao jovem casal de irmãos que compõe os Tiny Masters of Today, no álbum "Bang Bang Boom Cake", registo editado quando ambos os Tiny Masters of Today tinham menos de 16 anos.
Com tantos projectos paralelos fica difícil perceber como é que o trio arranja tempo para se dedicar aos Yeah Yeah Yeahs, mas a verdade é que no final de 2008, é anunciada a edição de um novo registo «com uma sonoridade algo diferente dos anteriores discos». "It's Blitz", o terceiro LP da banda, é editado em Março de 2009, trazendo como protagonistas os sintetizadores, em vez das tradicionais guitarras.


domingo, 18 de julho de 2010

System of a Down - Chop Suey!





Esta banda de metal de Los Angeles, Califórnia (EUA), é formada por três membros de origem arménia, Serj Tankian (voz), Daron Malakian (guitarra) e Shavo Odadjian (baixo) e por John Dolmayan (bateria). Em 1993, Tankian, Malakian e Oadjian começaram a tocar juntos com o nome de Soil, embora em 1995 mudassem para System of a Down, em homenagem a um poema de Malakian. Com a incorporação do baterista Dolmayan ganharam uma grande quantidade de admiradores no sul da Califórnia graças às suas actuações explosivas ao vivo. Rick Rubin que, em Setembro de 1997, decidiu que o grupo fosse a primeira figura do seu selo discográfico American Recordings, descobriu-os ao tocar no Viper Room de Hollywood. O seu primeiro álbum, que saiu para o mercado em Junho de 1998, foi gravado nos estúdios Sound City com Rubin e Dave Sardy como produtores. A fusão assombrosa por parte do grupo de música metal alternativa com uns ritmos programados viu-se aumentada por uma influência subtil da Europa de Leste, sendo assim comparados com outras bandas de música metal contemporânea tais como KoЯn e os Deftones. Contudo, a invocação política do grupo fez com que a sua música metal subisse de nível com canções tais como P.L.U.C.K. (Politically Lying, Unholy, Cowardlly Killers) e a candente War? recusavam colocar uma pedra sobre o assunto sobre as atrocidades cometidas no seu país. Por este motivo, o grupo actuou em digressões importantes junto a Slayer e no Ozzfest celebrado no Verão de 1998.

sábado, 17 de julho de 2010

Them Crooked Vultures - New Fang




Um trio formado por Dave Grohl (Foo Fighters, Nirvana, Probot), Josh Homme (Queens of the Stone Age, Kyuss, Eagles of Death Metal) e John Paul Jones (Led Zeppelin), a banda conta também com Alain Johannes (Eleven, Queens of the Stone Age), mas apenas nos concertos. O projecto foi indirectamente anunciado em 2005 por Dave Grohl para a revista Mojo.

Em Them Crooked Vultures, Dave é o baterista, Josh é o vocalista/guitarrista e John é o baixista. O primeiro concerto da banda foi dia 9 de agosto de 2009 no Metro Chicago, Illinois, EUA.

Produzido pelos próprios membros da banda, o álbum saiu a 16 de Novembro no Reino Unido e no dia seguinte nos Estados Unidos, tendo sido distribuído pela Interscope Records na América do Norte e Sony Music no resto do mundo.
A tour de apresentação chama-se Deserve the Future Tour e durou até ao dia 30 de Janeiro de 2010.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Queens Of The Stone Age - No One Knows




Desde a dissolução de Kyuss em 1995, Josh procurou uma via artística para as suas canções e a sua guitarra. Não foi uma viagem fácil, foi o principal compositor e guitarrista deste grupo desde os seus 16 anos. Primeiro, mudou-se para Seattle e juntou-se aos Screaming Tree na qualidade de segundo guitarrista. Mark Lanegan, o cantor sublime dos Screaming Trees, retribuiu-lhe o favor ao cantar nalguns temas de Rated R e quando é o solista do majestoso In the Fade.
Contudo, em 1997, Josh reavivou a sua amizade com Nick Oliveri (que tinha tocado no grupo punk The Dwarves sob o nome de "Rex Everything") e com o baterista do último período de Kyuss, Alfredo Hernández. Regressaram à zona de Palm Desert para conceber um novo som. Mas isto não seria Kyuss MK II.
Em vez disso, com os Queens of the Stone Age, Josh estava a criar o que ele denominou de "rock robot". Música dura até aos ossos, com grande ênfase em golpes sombrios de guitarra, mostras mínimas de bateria e repetições que induzem o transe.
Financiado com o seu próprio dinheiro, o álbum QOTSA presumiu uma das mudanças radicais, bruscas e de maior sucesso criativo jamais visto pelo rock moderno. As emissoras de rádio alternativas apoiaram com firmeza o single do grupo, If Only, e Rolling Stone nomeou Queens of the Stone Age como um dos "dez grupos de hard e heavy mais importantes da actualidade".
Com este álbum, Josh, Nick, Alfredo e Dave Catching fizeram uma digressão nacional e internacional de quase dois anos, na qual actuaram com Bad Religion, Rage Against the Machine, the Smashing Pumpkins, Hole e Ween.
Josh continuou a experimentar e a gravar por sua conta própria e criou a série Desert Session, aclamada pela crítica, para Man`s Ruin Records (actualmente até 6 volumes).
Estas reuniões deliberadamente libertinas com membros de Monster Magnet, Soundgarden, Fu Manchu e muitos outros grupos, levaram a que Josh gravasse com o Mojave Street Studio e, consequentemente, influenciaram a criação do último álbum de Queens of the Stone Age.
Além de Mark Lanegan, o álbum inclui participações musicais de Barrett Martin (Screaming Trees), the Earthlings, Pete Stahl, Wendy Ray Moan, Dave Catching, Like Hell`s Nick Oliveri (duas alcunhas para um mesmo nome) e o lendário Rob Halford de Judas Priest. Actualmente, Queens alterna os bateristas Gene Troutman e Nicky Lucero.
"Acredito que o mais vaporoso dos Queens of the Stone Age é (desde as pessoas que tocam no álbum, a capa, o nome do álbum e o nome do grupo) que, quanto mais liberdade temos, mais necessidade temos dela". O nome do grupo pretende zombar os sulistas reaccionários e homofóbicos que costumavam ir aos concertos de Kyuss. "Seria interessante que chamassem os seus amigos "Queens of the Stone Age", disse em tom de riso.
Rated R foi gravado em modo analógico ao usar duas mesas de misturas de 16 pistas, nos Sound City Studios de Los Angeles, onde Kyuss criou Blues for the Red Sun, Sky Valley and...
E as obras-primas de Circus Leaves Town. Rated R foi produzido por Josh e Chris Goss (dos aclamados Masters of Reality) e supervisionado pelo vencedor dos prémios Grammy, Trina Shoemaker. Evidentemente, criou-se o marco para outra grande obra.
"De repente, dissemos que íamos fazer dez canções", conta Josh. Josh pensava que era importante não abusar da capacidade do disco compacto. "Menos é mais. Que tal dez canções muito boas? Fixados no The Stooges Fun House:
"Há sete canções na Fun House que, quando as ouço, estou sempre a rebobiná-las como se estivesse a tocá-las".

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Foo Fighters - Everlong




Enquanto Nirvana foi claramente uma das bandas de rock mais importantes de sempre, a sua carreira não é um prólogo à carreira dos Foo Fighters. É verdade, quando os Foo Fighters se estrearam, todos os conheciam como "essa banda com o ex baterista dos Nirvana". Mas Nirvana foi apenas uma paragem, é claro uma muito importante no rumo de Dave Grohl na proeminência da criação de música e do estrelato.
Antes da morte de Cobain em 1994, Grohl já tinha escrito as suas próprias canções e gravado em cassetes de apresentação. Uma pequena discográfica lançou um álbum dessas canções, Pocketwatch, sob o nome de Late antes da explosão do álbum Nevermind dos Nirvana. Quando a carreira dos Nirvana chegou a um fim inesperado, Grohl ficou com o seu material por algum tempo antes de fazer circular a sua cassete de demonstração. Assim que o fez, a reacção do público e da indústria musical foi instantânea. Grandes discográficas começaram a telefonar e Grohl assinou pela Capitol, pela mão nesse momento de Gary Gershen, antigo responsável dos Nirvana. Mas não assinou um simples contrato discográfico, formou a sua própria discográfica, Roswell. O nome Foo Fighters era um nome caseiro que os pilotos usavam para identificar objectos voadores não identificados sob a Alemanha. E Roswell, Novo México é claro a base de todos os presumíveis segredos sobre extraterrestres dos Estados Unidos.
Grohl gravou o seu primeiro álbum dos Foo Fighters a solo, com apenas uma parte da guitarra de Greg Dulli dos Afghan Whigs em X-Static. Mas Grohl queria pertencer novamente a uma banda e quando o álbum foi lançado em 1995, já tinha recrutado três novos membros dos Foo Fighters: o baixista Nate Mendel, o baterista William Goldsmith, ambos ex Sunny Day Real Estate, e o guitarrista Pat Smear, ex Germs.
Como os Nirvana, os Foo usaram o pop e o punk, guitarras de volume alto e melodias lindas mas Grohl tratava de traçar o seu próprio caminho. O álbum, simplesmente chamado Foo Fighters e lançado sem muita promoção, foi um estrondo. A exuberante This Is A Call, parecido com as harmonias dos Beach Boys, fez sucesso na rádio baseado pura e exclusivamente no seu som, pois a banda não fez entrevistas para a sua promoção e não fez nenhum vídeo para a MTV. Os fãs e críticos elogiaram a atitude anti-estrela. A revista CMJ disse que Foo Fighters era "talvez o melhor álbum de rock do ano".
Os Foo Fighters foram rapidamente catalogados como uma banda autêntica, e não apenas um projecto a solo de Grohl. Big Me ganhou o prémio do melhor vídeo do ano na MTV com a sua troça aos famosos anúncios de Mentos. Quando os Foo Fighters começaram a gravar o seu segundo álbum, The Colour and the Shape, era nesse momento uma unidade coesiva. Este esforço era um tipo de álbum conceito, descrevendo a cronologia desde o seu princípio ao fim. Não era uma coincidência, Grohl estava a passar pela ruptura do seu casamento com a fotógrafa Jennifer Youngblood.
Durante a gravação, o baterista Goldsmith e o extravagante Smear deixam a banda, sendo substituídos por Taylor Hawkins e Frank Stahl, respectivamente.
Infelizmente, a participação de Stahl também foi de curta duração. Partiu em meados de 1999, um pouco antes da edição do seu terceiro álbum, There`s Nothing Left to Lose.
Após realizar audições para substituir Stahl, Grohl e companhia finalmente escolheram o ex membro de No Use for a Name, Chris Shiflett.
Com três álbuns concluídos, os Foo Fighters ultrapassaram a história. Estabeleceram uma identidade desligada de Seattle ou da geração grunge e Grohl agora é considerado como um talentoso cantor/autor. Grohl passou por muita loucura quando os Nirvana foram proclamados como representantes oficiais da geração. Com os Foo Fighters não se trata de representar a angústia de alguém. Apenas se representa a si mesmo.
Foi no final de 2001 que a banda iniciou as gravações do quarto álbum. One by One foi lançado em Outubro de 2002.
Desde sempre a banda evitou posicionar-se politicamente. Apesar disso, em 2004, ao saber que a campanha presidencial de George W. Bush, sem a permissão da banda, estava a usar a canção "Times Like These", Grohl decidiu apoiar publicamente a campanha de John Kerry.
A 14 de Junho de 2005, foi lançado o álbum duplo de estúdio In Your Honor. Grohl citou que o álbum duplo (um com faixas eléctricas e outro acústicas) era uma comemoração do décimo aniversário da banda. Durante a promoção do álbum, Dave Grohl, fascinado por OVNIs, teve a oportunidade de apresentar-se no Roswell International Air Center in Roswell, Novo México. O local foi supostamente palco da queda de uma aeronave alienígena em 1947.
A banda decidiu organizar pequenas digressões acústicas em 2006, incluindo o ex-guitarrista Pat Smear, Petra Haden no violino e Rami Jaffee dos The Wallflowers no piano e teclado. Em Novembro a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, Skin and Bones, com quinze faixas de seleccionadas em três concertos em Los Angeles.
A 25 de Setembro de 2007, a banda lançou o seu mais recente álbum, Echoes, Silence, Patience and Grace, o álbum é lançado pela RCA Records.


terça-feira, 13 de julho de 2010

Nirvana - Smells Like Teen Spirit




Em 1992, justo quando o punk parecia estar às portas da morte, os Nirvana restabeleceram esse sentimento de jovem rebeldia à multidão com o ressoante anti hino Smells Like Teen Spirit e o lendário álbum Nevermind. Os dois, eloquentemente, meteram-se no grupo dos menos trinta e durante esse processo incendiaram o movimento comercial do rock alternativo, estabelecendo o confundido cantor/guitarrista/escritor Kurt Cobain como a voz mal humorada de uma nova geração.
Abençoado com o dom de articular a sua dor e fúria em canções emotivas metálicas que ultrapassaram o género grunge que a sua banda trouxe a todos, Cobain(que diariamente lutava depressão, uma doença crónica do estômago e vício em heroína) encaixou perfeitamente na imagem de um ícone seriamente confuso do rock moderno. A sua negatividade em explorar esse papel e a sua atitude irrelevante para com a sua popularidade o fizeram ainda mais perfeito para isso(como também o seu suicídio trágico fez em 1994).
Cobain foi educado num bairro de lenhadores de Washington chamado Aberdeen, já com níveis de solidão como fruto da falta de um lar dos dois pais. Estava fascinado com os Beatles, Led Zeppelin e Kiss e encontrou uma alma e espírito que amava a música em Chris Novoselic, que eventualmente se tornaria no baixista de Nirvana.
Em 1988, Nirvana, que nesse momento incluía o baterista Chad Channing, assinou com a discográfica independente SubPop e lançaram a sua estreia Love Buzz. O álbum de estreia do grupo, Bleach, gravado com 600 dólares, foi editado nesse ano e foi considerado um sucesso a nível underground, vendendo 35, 000 cópias e começando uma guerra entre as discográficas mais importantes pelo seu contrato. A banda eventualmente acabou por assinar com a Geffen. O seu álbum de estreia com a Geffen em 1992, Nevermind, foi um sucesso surpresa para as pessoas, vendendo mais de 10 milhões de cópias. Vendo agora, não é difícil de perceber porquê. Apesar da atitude anti comercial da banda, as suas canções incrivelmente cruas e melódicas como Lithium, Breed e Something in the Way deixaram como irrelevantes as diferenças. E a secção agressiva mas igualmente rítmica de Novoselic e do seu novo baterista Dave Grohl ajudaram a dar à banda uma atracção que ia mais além de apenas amantes do rock, como também o fazia a produção de Buth Vig.
Mas o sucesso massivo do grupo foi tanto uma maldição como uma bênção para Cobain, a quem o incómodo com o estrelato criou-lhes conflitos internos profundos que nunca resolveria. Enquanto isso, a sua relação controversa e casamento eventual com a vocalista do grupo Hole, Courtney Love, passou a ser de interesse para a imprensa cor-de-rosa, aumentando assim mais o seu incómodo com a fama.
In Utero, que saiu após Incesticide, uma colecção de lançamentos individuais e materiais crus, chegou em Setembro de 1993 e foi uma impressionante continuação. Heart-Shaped Box, Rape Me, Dumb e All Apologies expandiram os parâmetros do ofício de canção do grupo, tudo enquanto tem um ar distinto de melancolia que agora é mais intenso quando o vemos com o eventual destino de Cobain.
Mas o sucesso da música foi quase totalmente obstruído pelas notícias constantes do vício de Cobain à heroína e das acções da sua esposa(a mais famosa talvez sendo o comentário de Love na revista Vanity Fair onde disse que tinha usado heroína quando estava grávida da sua filha Frances Bean). No último ano da sua vida, Cobain sofreu pelo menos três overdoses de heroína, terminando com uma quase fatal em Roma a 4 de Março de 1994.
Foi encontrado sem vida na sua casa de Seattle a 8 de Abril, aparentemente com um tiro de espingarda efectuado por ele mesmo. A notícia da sua morte impulsionou um imenso luto que foi parecido ao que se seguiu após a morte de John Lennon uma década e meia antes. Mostrou o profundo que as torturas de Cobain chegaram ao seu públicos.
Seis meses depois, Geffen lançou o disco MTV Unplugged em Nova Iorque, seguido pelo álbum ao vivo From the Muddy Banks of the Wishkak, mostrando a vitalidade deixada pela carreira dos Nirvana.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

We Are Scientists - Nobody Move, Nobody Get Hurt



Although formed on the West Coast by three California-based college students, We Are Scientists officially took flight after frontman Keith Murray, bass player Chris Cain, and drummer Michael Tapper relocated to Brooklyn and began building a small, devoted following. After releasing three EPs and one independent album, the group signed with Virgin Records and releasing their major-label debut, With Love and Squalor, in early 2006. Although modestly popular in America, the album became a gold-selling hit in the U.K., where the band's sound -- part post-punk revival and part indie rock, with a touch of '80s synth-pop -- drew parallels to popular bands like the Editors, Franz Ferdinand, and the Killers.

In 2008, the group -- which was now just a duo comprising Cain and Murray -- put out their second full-length album, Brain Thrust Mastery. As before, the record found more popularity overseas, where it debuted at number 11 on the UK Albums Chart. The band toured heavily in support, playing a number of European festivals and opening shows in America for Kings of Leon. As We Are Scientists prepared to record a third album, former Razorlight drummer Andy Burrows joined the lineup, and the revised band unveiled itself with the release of 2010's Barbara.


domingo, 4 de julho de 2010

The Postal Service - Such Great Heights




The Postal Service é uma banda indie formada em Washington, Estados Unidos da América, que começou como sendo um projecto paralelo de Ben Gibbard dos Death Cab for Cutie e do produtor Jimmy Tamborello de Dntel, Headsel e Figurine. Várias canções do seu primeiro álbum têm como cantora convidada Jenny Lewins, vocalista de Rilo Kiley, e Jen Wood.

Remixes:






Outros projectos e colaborações

Ben Gibbard:


















Jimmy Tamborello: