segunda-feira, 7 de junho de 2010

Fuck Buttons - Olympians




Fuck Buttons é um duo experimental formado em Bristol, Inglaterra, no início de 2004, por Andrew Hung e Benjamin John Power.

Hung e Power cresceram em Worcester, e ambos escreveram música enquanto cresciam. Hung foi influenciado por Aphex Twin, enquanto Power era um fã da banda de post-rock Mogwai. Eles iniciaram uma amizade em 2004 quando ambos frequentavam a escola de artes em Bristol, e começaram a trabalhar em conjunto, inicialmente para criar uma banda sonora para um filme de Hung. Imediatamente começam a actuar ao vivo, sempre que possível, criando um crescente interesse por parte do público.

Hung e Power usam uma grande variedade de instrumentos, incluindo teclados Casiotone e brinquedos para crianças, como uma máquina de karaoke da Fisher-Price. O nome foi escolhido para soar engraçado e abrasivo.

A dupla assina contrato com a editora ATP Recordings, organizadora do festival All Tomorrow's Parties em 2007, e lançou um single com uma edição limitada chamado "Bright Tomorrow", que recebeu críticas favoráveis de sites como Drowned in Sound, Pitchfork Media, Stereogum, e Mojo, tendo estes últimos considerado-o o melhor single do mês. A combinação destas críticas com concertos em vários festivais na segunda metade de 2007, faz com que a imprensa os considere como umas promessas mais prometedoras para 2008. No New-Noise, lê-se "raramente dois homens soaram tanto ao fim do mundo", e o jornal britânico The Observer, chama ao seu som "uma algazarra feliz de atmosferas giratórias e tiroteio percussivo".

Eles começaram o ano com uma tour no Reino Unido, apoiado pelo colega de editora, Alexander Tucker. Tal serviu para antecipar o lançamento do seu álbum de estreia, Street Horrrsing. Produzido por John Cummings dos Mogwai e masterizado por Bob Weston de Shellac, foi promovido através de festivais e com uma tour norte-americana com Caribou.

As primeiras criticas a Street Horrrsing foram muito positivas, tendo sido nomeados “Underground Album of the Month” pela Mojo Magazine, a Pitchfork Media deu-lhes uma pontuação de 8.6 em 10, colocando-os na lista “Best New Music”. Recebem ainda críticas positivas do Times, The Observer, The Wire, NME, Rock Sound, Kerrang!,Uncut, The Sydney Morning Herald, e muitas outras publicações e sites de música. Foi também incluido pelo The Guardian na lista para “Melhor Album de Estreia de 2008”.

Em Setembro de 2008 editam “Colours Move”, o segundo single de Street Horrrsing, juntamente com um remix de "Sweet Love For Planet Earth", por Andrew Weatherall. O single foi lançado na East London's Rough Trade, com um concerto de ambos. Em Setembro e Outubro de 2008 eles abrem para Mogwai nas tours do Reino Unido, E.U.A. e Canadá. Um EP de tiragem limitada foi vendido durante a tour. Continha um remix de Mogwai da “Colours Move” e a cover dos Fuck Buttons de “Mogwai Fear Satan”.

Em 2009, a banda participa no festival All Tomorrow's Parties, juntamente com artistas Nick Cave and the Bad Seeds, The Necks e Spiritualized. Eles lançam o seu segundo álbum,Tarot Sport em Outubro de 2009, tendo sido produzido por Andrew Weatherall. Foi bem recebido, recebendo da Rock Sound uma pontuação de 8/10, enquanto o Allmusic deu-lhe 4/5, descrevendo-o como" um impressionante passo em frente para os Fuck Buttons”.

Sem comentários: