domingo, 22 de agosto de 2010

Arcade Fire - The Suburbs



A ideia por detrás dos Arcade Fire começou quando o jovem Win Butler ainda andava na Philip Exeter Academy em New Hampshire, nos EUA. Mais tarde, o grupo ganhou consistência e membros com a entrada da futura mulher de Butler, Régine Chassagne, Richard Parry, Sarah Neufeld, Tim Kingsbury e do próprio irmão de Butler, William, por volta de 2003 e já em Montreal, no Canadá.

Por esta altura, o projecto conta com um guitarrista, uma voz e bateria, um baixo, um orgão, um sintetizador e percussão, aos quais se vão juntando violinos, xilofone, contrabaixo e violoncelo, uma verdadeira orquestra pop para dar corpo à mistura de bossa nova, rock, punk, música clássica e jazz, U2 e David Bowie, que lhes ia na mente. Logo em 2003, vendem um EP homónimo nos concertos. A edição, que muitos fãs chamam "Us Kids Now EP", acaba por ser remasterizada e vendida comercialmente depois da banda ganhar alguma atenção fora do circuito independente, que leva inclusive ao contrato com a Merge Records.

Para tal contribui, em muito, o disco que o colectivo grava entre 2003 e 2004. Intitulado "Funeral", para assinalar falecimentos de pessoas próximos da banda, o disco chega em Setembro de 2004 e torna-se um sucesso junto da crítica e do público, levando o grupo a todo o mundo em concertos, incluindo passagens mais caseiras pelos conceituados festivais Lollapallooza e Coachella e a estreia em Portugal, com uma arrebatadora passagem por Paredes de Coura. Entre os músicos que os acompanham nos concertos podemos encontrar Owen Pallet, mais tarde celebrizado como Final Fantasy e também o responsável por todas as composições para cordas de "Funeral".

O álbum rende-lhes ainda uma nomeação para os Grammy, como "Melhor Álbum Alternativo" do ano e o topo da lista dos melhores do ano para a Pitchfork e a Filter. Em suma, o disco pôs os Arcade Fire em todos os lados do mapa da cultura pop, culminando um ano em grande com um contrato com a EMI.

Em meados de 2006 Butler anuncia que a banda está em pleno processo criativo a preparar o segundo disco. Entre os novos instrumentos utilizados, Butler destaca um órgão de tubos.

O disco é auto-produzido pela banda, porque «já sabemos como queremos que as coisas soem por isso vamos apenas atrás desse som o mais rápido que conseguirmos, sem precisar de alguém que nos guie». O álbum chama-se "Neon Bible" e como o nome indica vem carregado de temas de pendor religioso e político. "Neon Bible" traz nova aclamação da crítica e do público.

2007 é também o ano do regresso da banda ao nosso país, desta vez com passagem pelo Super Bock Super Rock em Lisboa, como cabeças-de-cartaz. A digressão de promoção de "Neon Bible" termina em Fevereiro de 2008, com um total de 112 concertos, incluindo 33 festivais, em 75 cidades e 19 países. Em Dezembro, uma misteriosa mensagem no site oficial da banda levanta rumores da edição eminente de um DVD, intitulado "Miroir Noir". Realizado por Vincent Moon, o filme mostra imagens gravadas durante a última digressão da banda e é disponibilizado para encomenda apenas dias depois do anúncio do lançamento.

Em 2010, os Arcade Fire lançam o terceiro álbum, "The Suburbs", inspirado no crescimento dos músicos nos arredores de grandes cidades como Dallas. O disco mostra uma sonoridade ligeiramente mais electrónica. Nesse ano, a banda marca uma série de datas à volta do mundo, incluindo em Portugal, no Pavilhão Atlântico (em Lisboa) - é a primeira vez que actuam no nosso país em nome individual.

Sem comentários: