domingo, 8 de agosto de 2010

Kyuss - Green Machine



Kyuss é uma banda formada em 1989 em Palm Springs, Califórnia. Popularizou o até então desconhecido movimento musical stoner rock. A banda ganhou status de culto pois em pouco tempo lançou álbuns aclamados e realizou várias tours. Das suas cinzas nasceram os grupos Queens of the Stone Age, Che, Hermano e Mondo Generator.

Com influências que iam do heavy metal ao punk rock, a banda foi formada em Palm Springs,Califórnia em 1989 sob o nome de Katzenjammer (mais tarde nome de uma canção do álbum Wretch) composta por John Garcia (vocal), Josh Homme (guitarra), Chris Cockrell (baixo), Brant Bjork (bateria) e Nick Oliveri (guitarra). Pouco tempo depois Oliveri sai da banda, ficando Homme como o único guitarrista.

Logo, trocaram o nome para Sons Of Kyuss, inspirados em uma criatura do jogo Dungeons & Dragons e começaram a tocar nas chamadas “generator parties”, festas no meio do deserto regadas a bebidas e drogas ilícitas, em que as bandas usavam geradores movidos a gasolina para gerar energia para os equipamentos. Josh Homme começou a ganhar uma reputação por tocar guitarra elétrica através de amplificadores de baixo para criar um som pesado e grave. Muitos não os consideravam como apenas outra banda de rock/metal pelo talento de Josh na guitarra e o som mais psicodélico que eles faziam.

Após gravarem uma demo, eles conseguem lançar em 1990 um EP independente chamado Sons of Kyuss (composto basicamente das canções que formariam o primeiro álbum do Kyuss), após o qual Chris Cockrell deixa a banda. Nick Oliveri é chamado para tocar baixo no lugar de Cockrell e a banda consegue assinar um contrato com um pequeno selo californiano chamado Dali Records. A banda encurta seu nome para Kyuss.

A banda lança em 1991 o album Wretch, mas fica descontente com a gravação e distribuição do album. Mas num dos seus concertos, que era o grande forte dos Kyuss, conheceram Chris Goss da então banda Masters of Reality que foi convidado para produzir o próximo album da banda.

Em 1992 lançam o segundo álbum, intitulado Blues for the Red Sun tendo sido aclamado pelo público e pela crítica. A banda estava com um novo fôlego pois assinam com uma grande editora, a Elektra Records e tinham músicas a passar na rádio, e por último, por terem feito tours com Metallica, Soundgarden e Tool. Mas com isto tudo, começam a ver discussões entre os membros da banda, principalmente pelas longas tours. Quando a banda começa a trabalhar no próximo album, Nick Olivieri sai da banda e em seu lugar, entra Scott Reeder (ex-The Obsessed).

Com essa nova formação gravam o clássico Welcome To Sky Valley lançado em 1994 e produzido por Goss também. O album foi um sucesso de críticas e público,e entram mais tours e mais hits. No fim da tour, para a supresa de todos, Brant Bjork sai da banda e em seu lugar entra o músico de jazz Alfredo Hernandez.

Em 1995 sai o último album de estudio da banda o experimental …And The Circus Leaves The Town, um bom album que não agradou a imprensa nem aos fãs, que ficaram divididos. A banda anuncia seu fim.

Sem comentários: