segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Primal Scream - Loaded



Oriundos de Glasgow, na Escócia, os Primal Scream surgiram em 1984 sob o impulso de Bobby Gillespie, na altura também baterista de um projecto bem diferente do primeiro, os Jesus & Mary Chain.
Numa primeira fase, os Primal Scream seguiram uma linha de canções pop e de guitarras, mas foi quando deram um passo em frente e fundiram a pop com a música de dança e o acid-house, que se tornaram um nome de referência no mundo da música.
A carreira da banda descolou de vez quando Bobby Gillespie abandonou o cargo de baterista dos Jesus & Mary Chain para se dedicar a tempo inteiro aos Primal Scream. Tal aconteceu em 1986, altura em que o grupo já tinha assinado contrato com a Creation Records, editora para a qual já tinha também gravado os primeiros singles, no ano anterior.
Juntaram-se, entretanto, à formação da banda, Andrew Innes e Robert Young, e o álbum de estreia, "Sonic Flower Groove", surgiu em 1987. Aclamado em Inglaterra, sobretudo entre os adeptos da cena indie, o disco foi sucedido por "Primal Scream", dois anos mais tarde. O álbum homónimo reflectiu influências de alguns nomes do rock, tais como os Rolling Stones, New York Dolls, Stooges e MC5.
Foi já perto do final da década de 80, que o grupo absorveu os ritmos do acid-house que invadiram na altura o espaço britânico, fundindo-o com as sonoridades indie-pop que os caracterizavam. Pediram a um DJ amigo, Andrew Weatherall, para resmisturar um dos temas incluídos em "Primal Scream", intitulado "I'm Losing More Then I'll Ever Have", tendo a versão sido designada por "Loaded". Alvo de grande interesse por parte do público, o tema levou o rock para as pistas de dança, e os sons mais dançáveis até aos fãs do rock.
"Come Together", o single de apresentação de "Screamadelica" (1991) seguiu a mesma linha de "Loaded" e foi igualmente aclamado pela crítica. O álbum contou com a colaboração de Andrew Wheatherall, Hugo Nicholson e Jimmy Miller, do projecto Orb e fundador dos Stones, e o resultado foi uma fusão psicadélica de ritmos de dança, dub, tecno, acid house, pop e rock. O álbum foi fortemente aplaudido pela imprensa britânica, recebeu o Mercury Music Prize em 1992, e é hoje considerado um dos álbuns referência da década de 90.
"Give Out But Don't Give Up" foi o passo seguinte. Editado em 1994, o álbum foi aguardado com grande expectativa, no entanto o regresso ao rock dos anos 70 nele praticado, resultou em fracasso comercial e pôs em causa as qualidades criativas da banda.
Em 1996, os Primal Scream participaram na banda sonora do filme "Trainspotting", onde retomaram os ritmos de dança deixados em "Screamadelica". No ano seguinte, chegou às lojas o quinto registo discografico da banda, intitulado "Vanishing Point", fortemente aplaudido pela crítica.
"XTRMNTR", um novo registo, chegou às lojas em 2000, e dois anos mais tarde, em 2002, o grupo lançou "Evil Heat". "Riot City Blues", um novo longa duração, foi editado em 2006.
Em 2008 chegou aos escaparates "Beautiful Future", que mantém o som clássico da banda escocesa.



Primal scream - Loaded
Enviado por samithemenace. - Ver os últimos vídeos de musica em destaque

Sem comentários: