domingo, 9 de maio de 2010

Florence + The Machine - Rabbit Heart (Raise it Up)





Florence Welsh e Florence and the Machine são praticamente a mesma coisa, a derivação nominativa é um mero detalhe artístico, com acréscimo de banda, sendo o resto da banda composta por Robert Ackroyd (guitarrista), Isabella Summers (teclas), Tom Monger (harpa) e Christopher Lloyd Hayden (bateria). Editaram em Maio de 2009, o álbum de estreia intitulado "Lungs", que gerou uma onda de interesse neste projecto.

A peculiaridade da sua música assenta na ideia musical de Adam & The Ants no feminino. Temos então percussões tribais adaptadas ao pop-rock inconformista, um revisionimo barroco e uma atitude punk que, quando encorpada por uma mulher como Florence Welch, soa sempre melhor e mais feroz.

As garras selvagens de Florence and the Machine dão para tudo e são até domesticáveis, sabendo respeitar muito bem o método arrumadinho da pop linear ao estilo de Adele. Cumprido o horário de formalidades de boa menina de colégio, Florence salta da janela e solta o diabrete que há em si, inspirando um corpo instrumental psychobilly à Cramps, que a cantora vocaliza com uma excentricidade vocal arty que homenageia a cada vez menos esquecida Kate Bush.

Noutros becos que se desvendam para o tesouro de Florence, encontramos a musa folk com uma alma do tamanho de uma Karen Dalton ou de uma Shannon Wright, mas descobrimos igualmente um monstro soul que só não formaliza candidatura a nova Amy Winehouse porque a riqueza da personalidade desta nova intérprete não o permite.

Está aqui uma Mulher-Maravilha, com dons sobre-humanos de fada que fazem lembrar Björk e que potenciam voos mais altos que os conseguidos por Bat for Lashes.


Sem comentários: