sábado, 29 de maio de 2010

The Smashing Pumpkins - Zero




Local de Nascimento: Chicago
País de Origem: EUA

A história dos Smashing Pumpkins iniciou-se em Chicago, em 1988. James Iha foi o primeiro elemento a juntar-se a Billy Corgan, depois de se conhecerem numa loja de musica onde Corgan trabalhava. Os outros dois membros originais, D'Arcy e Jimmy Chamberlin, juntaram-se ao colectivo pouco tempo depois. A actividade da banda não podia ter tido um melhor começo, pois pouco tempo após o início das operações, tocaram num clube de Chicago a abrir um concerto dos Jane's Addiction.
O lançamento do single "I Am One", em 1990, foi a sua estreia. O ritmo de vendas surpreendeu os mais cépticos, e alguns meses depois o disco esgotou. "Tristessa", lançado no catálogo da editora Sub Pop, constituiu mais um marco importante no caminho dos Pumpkins. As grandes editoras procuraram então, e a qualquer custo, conseguir o exclusivo da edição da obra dos Smashing.
"Gish", o primeiro longa duração, contou com a produção de Butch Vig e cotou-se como um dos melhores álbuns na altura, ofuscado em termos de números devido à loucura do grunge, com o lançamento de discos como "Nevermind" dos Nirvana ou "Ten" dos Pearl Jam. A promoção do disco incluiu a participação em digressões de bandas como os Red Hot Chili Peppers ou os já citados Pearl Jam. O relacionamento entre os membros da banda sofreu então algumas convulsões, depois do fim da relação entre Iha e D'Arcy, para além dos constantes episódios menos felizes relacionados com drogas protagonizados por Chamberlin.
Billy Corgan, que passou então também por um período menos bom, trabalhou dedicadamente com vista à criação de mais um conjunto de originais. A participação na banda sonora do filme "Singles" foi outro momento preponderante na carreira da banda de Chicago. Por fim, "Siamese Dream", lançado em 1993, contou uma vez mais com a participação de Vig na produção e conseguiu desde logo um triunfo em grande escala. O disco entrou directamente para o décimo lugar do top americano e os singles "Cherub Rock", "Disarm" e "Today" passaram a ser verdadeiros hinos da banda. A formação entrou novamente em digressão, e no final de 1994, Corgan anunciou a pretensão de gravar o próximo disco com o formato de duplo álbum.
Um ano depois, os Smashing lançaram "Mellon Collie and The Infinite Sadness". A recepção ao disco não poderia ter sido mais entusiástica. O duplo álbum entrou de imediato para o primeiro lugar da tabela de venda americana e o sucesso superou o do seu antecessor com mais de quatro milhões de cópias vendidas, só nos Estados Unidos. Mas a senda de êxitos e triunfos da formação foi bruscamente interrompida com a morte por overdose do teclista Jonathan Melvoin, que na altura se encontrava com o baterista Chamberlin. A decisão de despedir Jimmy foi tomada unanimemente e, pouco depois, Matt Walker dos Filter passou a ser o baterista escolhido para a digressão que começou meses depois.
Passados três anos, os Pumpkins editaram por fim um novo conjunto de originais. "Adore" foi como que uma desilusão se comparado a discos anteriores. Antes, James Iha lançou um álbum a solo, intitulado "Let It Come Down", já depois de ter fundado a editora Scratchie Records juntamente com D'Arcy. Dois anos depois, os Smashing lançaram "Machina / The Machines of God", ao mesmo tempo que ocorreram novas mudanças na formação. D'Arcy abandona a banda, e acabou por ser substituída por Melissa Auf der Maur até então nas Hole, e Jimmy Chamberlin regressou. O lançamento do álbum aconteceu numa altura em que Billy Corgan anunciou que os Smashing acabariam após a digressão promocional de "Machina...". O conflito com a editora, a Virgin Records, levou até ao lançamento de um último registo, "Machina II / Friends And Enemies Of Modern Music" em formato vinil e em número restrito de vinte e cinco cópias, para depois ser distribuído livremente na internet através do site do clube de fãs da banda.
A promessa de Billy Corgan foi cumprida no final do ano 2000 quando os Smashing terminaram. O último concerto da banda, realizado no dia 2 de Dezembro, foi simbolicamente feito no Metro, um clube de Chicago onde a banda tocou, pela primeira vez, em 1988.
Uma espécie de álbum para mais tarde recordar foi editado em 2001. "Rotten Apples - Greatest Hits" reuniu os grandes êxitos da banda, e acrescentou ainda à colecção de muitos fãs um tema novo chamado "Untitled".
Em 2006, a banda anunciou o regresso, com dois dos fundadores: Billy Corgan e Jimmy Chamberlin. Três anos depois, o baterista afasta-se.
Nesse ano de 2009, a banda começa a lançar faseadamente e online cada tema dos 44 que vão compor "Teargarden by Kaleidyscope", uma futura caixa de 4 discos.

Sem comentários: