segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ian Curtis (15 Julho 1956 – 18 Maio 1980)




Joy Division era uma banda de rock formada em 1976 em Salford, Greater Manchester, Inglaterra. Originalmente chamado de Warsaw, a banda era composta por Ian Curtis (vocalista), Bernard Sumner (guitarrista e teclista), Peter Hook (baixista e backing vocals) e Stephen Morris (baterista).
Joy Division rapidamente evoluiu a partir das suas influências do punk rock inicial, para desenvolver um som e estilo que foi pioneiro no movimento post-punk do final dos anos 70. De acordo com o crítico de música Jon Savage, a banda "não era punk, mas foi directamente inspirada pela sua energia.” "An Ideal for Leaving", seu primeiro EP, captou a atenção de Tony Wilson, figura conhecida da televisão. O álbum de estreia de Joy Division, "Unknown Pleasures", foi lançado em 1979 pela editora de Wilson, Factory Records, tendo sido aclamado pela crítica britânica. Apesar do sucesso crescente da banda, o vocalista Ian Curtis deparava-se com a luta contra a depressão e outros problemas pessoais, como o fim do seu casamento e o facto de lhe ter sido diagnosticado epilepsia. Curtis tinha cada vez mais dificuldade em dar concertos, tendo várias vezes convulsões durante os mesmos.
Na véspera da primeira tour americana da banda, Curtis, não conseguindo vencer a depressão, comete suicídio no dia 18 de Maio de 1980. Lançam postumamente ainda "Closer" em 1980 e o single "Love Will Tear Us Apart" torna-se a sua música de mais sucesso. Depois da morte de Curtis, os membros restantes formam os New Order, alcançando sucesso em termos de críticas e comercialmente.


Sem comentários: