segunda-feira, 31 de maio de 2010

Moby - Porcelain




Data de Nascimento: 11-09-1965
Local de Nascimento: Darien, Connecticut
Nome Verdadeiro: Richard Melville Hall
País de Origem: EUA

Richard Melville Hall, sobrinho trineto de Herman Melville, o autor de "Moby Dick", herdou o nome artístico da obra escrita do tio-trisavô, mas preferiu as criações musicais entre os mais radicais beats tecno e algumas incursões em ritmos do rock mais puro. Mas a mais importante movimentação da sua carreira terá mesmo sido o facto de ter conseguido levar os alternativos ritmos electrónicos até ao topo das tabelas de vendas, promovendo a causa da música de dança.
O interesse de Moby perante a música foi uma presença constante desde a sua infância, altura em que começou a aprender a tocar uma série de instrumentos, desde a guitarra aos teclados. A mudança para Nova Iorque foi como que inevitável, depois de uma tentativa falhada de continuar os estudos na Universidade.

A vida na grande cidade começou em discotecas onde actuou como DJ e, daí até à gravação dos primeiros singles para a editora Instinct, foi só uma questão de tempo. Contudo, o seu nome começou a ser conhecido no outro lado do Atlântico, quando remisturou o tema central da série "Twin Peaks". O single, intitulado "Go", alcançou o top 10 britânico em 1991. O sucesso conseguido permitiu a reinvenção de temas de nomes como Michael Jackson, Brian Eno, ou Pet Shop Boys. Dois anos depois, Moby fabrica novo fenómeno com o single "Thousand", que entrou para o Guinness Book of Records. A música foi considerada como a mais rápida do mundo, dados os seus mais de mil beats por minuto. Um ano antes, o primeiro longa duração, auto-intitulado "Moby", foi editado no catálogo da Instinct.

A capacidade criativa de Moby viu-se então repartida pelas duas editoras com quem assinou contrato, a Mute e a Elektra. O compromisso com a Mute gerou dois álbuns: o primeiro, "Ambient", constou de temas ainda não editados durante os primeiros anos da sua carreira; o segundo, "The Story So Far", foi uma compilação dos singles até então editados pela Instinct. O contrato com a Elektra trouxe, em primeiro lugar, o EP "Move" e, por fim, o triunfo nos Estados Unidos com o álbum "Everything Is Wrong".

A surpresa e o inesperado, que sempre pautaram a sua carreira, continuaram com o lançamento de "Animal Rights". Um disco de rock, pesado ainda por cima, que surpreendeu os fãs e a crítica. A recepção ao álbum acabou por não ser a melhor, o que decerto não importunou sobremaneira o músico norte-americano que pareceu continuar preocupado em construir sons a seu gosto. Ainda em 96, Moby adoptou o nome de Voodoo Child, para lançar o registo "The End Of Everything", de novo com formato tecno. A continuação no género da dança materializou-se no álbum " I Like To Score", lançado em 97. O longa duração constou essencialmente de temas reinventados por Moby, como "Go", mas também de alguns dos seus registos em bandas sonoras de filmes como "The Saint" ou "Scream".

Um ano antes do fim do milénio, Moby lançou aquilo que pode ser designado como a sua principal obra até à data, "Play". O disco chegou inclusive a valer-lhe duas nomeações para os Grammys e faixas como "Bodyrock", "Find My Baby", "Natural Blues" ou "Why Does My Heart Feel So Bad", tornaram-se hits um pouco por todo o planeta, e resultaram em mais de cinco milhões de cópias vendidas até à data. Depois de vários meses em digressão, Moby regressou a estúdio para gravar novo conjunto de originais, "18", que chegou às lojas em Maio de 2002. Três anos mais tarde, Moby regressou com "Hotel", um novo longa duração. Em 2008, o músico norte-americano editou o longa duração "Last Night" e, um ano depois, "Wait for Me".

2 comentários:

tania disse...

"Richard Melville Hall, sobrinho trineto de Herman Melville, o autor de "Moby Dick", herdou o nome artístico da obra escrita do tio-trisavô"
nao fazia a mais pequena ideia :|
já ando a aprender ctg, pah!

Peeping Tom disse...

O objectivo é esse :)

Eu também não sabia isso antes de escrever o post :)