domingo, 30 de maio de 2010

Ramones - Blitzkrieg Bop




Data de Formação:1974
Local de Nascimento:Nova Iorque
Data de Dissolução:1996
País de Origem:EUA

Os Ramones surgem na década de 70 como um dos embaixadores da emergente cena punk.
Oriundos de Nova Iorque,Joey Ramone (na bateria e voz), Johnny Ramone (guitarra), Dee Dee Ramone (guitarra) e ainda Tommy Ramone (como manager), revolucionaram a indústria musical com os seus riffs de guitarra simples mas poderosos, aliados a um apurado sentido melódico.
A banda forma-se em 1974 e começa a trilhar o circuito de pubs local, passando por salas hoje emblemáticas como a CBGB.

Dois anos depois, surge o álbum homónimo de estreia do grupo. O disco torna-se um autêntico manifesto do movimento punk, gerando clássicos como "Beat on the Brat" ou "Blitzkrieg Bop". Ao todo, 14 temas compõem um álbum com menos de 30 minutos, facto que exemplifica a energia das suas canções.

No mesmo ano, os Ramones viajam até ao Reino Unido, onde ajudam a impulsionar o emergente movimento punk, da mesma forma que já o tinham feito nos EUA.

Em 1977 a banda edita o seu segundo trabalho intitulado "Leave Home", um disco que segue as linhas orientadoras do primeiro álbum e que inclui êxitos como "Sheena Is a Punk Rocker".
Ao terceiro álbum dos Ramones, "Rocket to Russia", o som da banda começa a aligeirar um pouco com o disco a incluir a balada "Here Today, Gone Tomorrow", ou ainda "Rock Away Beach" um tema com influências da sonoridade pop da década de 60.

Nesta fase, Tommy deixa o grupo para se dedicar às tarefas de co-produção, sendo no entanto sua ainda a produção do disco seguinte dos Ramones.

Para o seu lugar entra Marc Bell, que passa a ser conhecido como Marky Ramone no seio do grupo.

Já com o novo membro, a banda grava "Road To Ruin", em 1978, o primeiro disco da banda com mais de 30 minutos e que inclui singles como "Don't Come Close" e "Needles and Pins".

A década de 70 acaba com uma participação da banda no filme "Rock n' roll Hight School" de Roger Corman.

Já na década de 80, o grupo começa a trabalhar com alguns produtores da área da pop, como Phil Spector, no disco "End of the School" ou ainda Graham Gouldman, em "Pleasant Dreams", ambos os trabalhos editados em 1981, mas sem grande sucesso comercial.

Após "Subterranean Jungle" de 1983, Marky Ramone deixa o grupo, sendo substituído por Richie Beau. O novo elemento grava quatro discos com a banda, antes do regresso de Marky que grava já o álbum "Brain Drain" de 1989.

Nesse ano, o tema "Pet Sematary" é incluído na banda-sonora do filme do mesmo nome de Stephen King, tornando-se um dos maiores sucessos da história dos Ramones.
Pouco depois, Dee Dee deixa o grupo enveredando inicialmente por uma carreira a solo, formando em seguida uma banda intitulada Chinese Dragons.

Com a saída do membro, assiste-se ao fim de uma era na carreira do grupo, uma vez que Dee Dee representava a faceta mais punk da banda. Para o seu lugar é então recrutado Christopher John Ward que adopta o nome de J.C. Ramone.

Em 1992, a banda regressa aos álbuns com "Mondo Bizarro", que se revela um fracasso comercial, o mesmo acontecendo com o seu álbum de versões, "Acid Eaters", de 1993.
Após "Adios Amigos" de 1995, a banda decide colocar um ponto final na sua carreira, celebrada com uma extensa digressão mundial.

Em pouco tempo, os três Ramones mais importantes desapareceram. A 15 de Abril de 2001 Joey Ramone morre, aos 49 anos, vítima de um cancro linfático. No dia 5 de Junho de 2002, Dee Dee sucumbe a uma overdose de heroína. A 15 de Setembro, Johnny falece, vítima de cancro da próstata.

1 comentário:

tania disse...

n conheço mt mas hei-de m por a ouvir qq coisa deles